Esqueci minha senha!
Criar meu cadastro
Revista FIEL


Aumentar a Fonte   Diminuir a Fonte
13.01.2016
Honras e homenagens ao Pr. Gilberto Malafaia
Louvores, testemunho e palavras de gratidão a Deus pela vida do pastor Gilberto Malafaia marcaram o culto em memória do fundador da Assembleia de Deus de Jacarepaguá (IADJ) e um dos expoentes das Assembleias de Deus no Brasil. Pastor Gilberto faleceu nesta terça-feira (12), aos 95 anos, completados no último domingo, em sua casa, no Rio de Janeiro, ao lado de sua companheira de 67 anos de vida conjugal, a educadora Albertina Malafaia.

O líder que dedicou a sua vida a Deus por 76 anos – ele se converteu aos 19 anos – e militar da Marinha do Brasil por 25 anos, foi sepultado, nesta quarta-feira (13) com honras militares no cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Sulacap, ao som do hino Deus enviou, cantado pelas centenas de pessoas presentes à cerimônia.

Familiares, membros da IADJ, pastores de diversas denominações, alguns contemporâneos do pastor Gilberto e ex-alunos do Instituto Bíblico Pentecostal, do qual foi um dos fundadores e professor, prestaram as suas últimas homenagens ao líder.

“Pastor Gilberto Malafaia foi um visionário. Ele estabeleceu esta igreja em uma área que ninguém daria nada. Ele teve a visão do Reino de Deus. Foi um homem que tinha autoridade moral, um grande debatedor”, disse o pastor Anísio do Nascimento, que trabalhou com o pastor Gilberto Malafaia no Instituto Bíblico Pentecostal (IBP).

Pastor Temóteo Ramos, presidente da Assembleia de Deus do Rio de Janeiro, destacou os valores morais e espirituais do pastor Gilberto Malafaia e a herança que ele deixa. “Pastor Gilberto Malafaia deixa um legado para a sua família, para a igreja e para todo o povo de Deus no Brasil em função de sua atuação em defesa do Reino de Deus”.

Ex-aluno do Instituto Bíblico Pentecostal, pastor Marcus Gregório, do Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, testemunhou sobre o incentivo que recebeu do pastor Gilberto no tempo em que estudou na instituição. Já o pastor Antônio Gilberto, um dos expoentes das Assembleias de Deus no Brasil, falou sobre o período em que trabalharam juntos no CAPED e no IBP. “Levamos uma vida conjunta, prolongada, com dezenas e dezenas de ex-alunos que hoje dirigem igrejas e campos missionários. Gilberto e Albertina atravessaram o país ministrando o curso de aperfeiçoamento de professores de Escola Dominical”, destacou o pastor sobre a importância do casal para a Escola Dominical no Brasil.

O pastor Silas Malafaia agradeceu aos presentes e testemunhou sobre o exemplo e a influência de seu pai em sua vida. “Meu pai sempre me dizia: ‘Meu filho, Deus é grande, sonhe coisas grandes. Você pode chegar a lugares altos, chegar muito mais longe do que eu’. Por influência dele, ainda adolescente eu lia o jornal na parte política. Foi ele que me treinou no amor e no desejo de conhecer a Palavra de Deus e a guardar na mente a Palavra de Deus”, declarou emocionado.

Um homem que sempre atuou em defesa dos princípios da Palavra de Deus, pastor Gilberto Malafaia, fundou a Assembleia de Deus de Jacarepaguá em 1973, igreja que dirigiu por 41 anos. Em julho de 2014, ele transmitiu a presidência da igreja para o seu neto, pastor Silas Filho.

“É com dor, mas com convicção de que este é um momento especial, momento em que podemos celebrar a vida de um grande homem de Deus. Ele continuará sendo referência para toda uma geração por ter sido um homem de fé, coragem, ousadia, visão e de trabalho. Meu avô, pastor fundador desta igreja, cumpriu a vontade de Deus e Seu proposito na sua geração. Que possamos fazer da mesma forma, cumprindo o propósito que Deus nos confiou nesta igreja”, declarou o pastor Silas Filho.

Pastor Gilberto Malafaia nasceu na cidade de Castro Alves, na Bahia, em 10 de janeiro de 1921. Pastor, militar e um exímio educador, formou-se em pedagogia, ao lado de sua esposa, Albertina Malafaia. Ele deixa seis filhos, Samuel, Silas, Sérgio, Suzana e Siléia e Vilma; 14 netos, 18 bisnetos, e um grande legado para a igreja evangélica brasileira.


Internautas online 22