Esqueci minha senha!
Criar meu cadastro
Revista FIEL


Aumentar a Fonte   Diminuir a Fonte
25.01.2016
Pr. Silas Responde
Como posso ser reconhecido como um verdadeiro e autêntico cristão pelas pessoas ao meu redor?

Um importantíssimo requisito para que se vivencie uma vida cristã autêntica é a credibilidade. Também denominada de “boa reputação”, a credibilidade é conquistada por meio de um amplo exercício de variadas atitudes.

Podemos enumerar como atitudes formadoras da credibilidade os seguintes comportamentos: honestidade, obediência, transparência, lealdade, ética, pontualidade, competência. Todo cristão autêntico, aperfeiçoado no amor de Cristo e cheio do Espírito Santo de Deus apresentará tal leque de condutas que o destacará no meio em que vive e atua.

Credibilidade, por definição, é “atributo, qualidade, característica de quem ou do que é crível; confiabilidade” (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). Por extensão de sentido, podemos afirmar que a credibilidade é a atitude que leva o cristão a ser reconhecido como uma pessoa íntegra, cujos princípios não são corrompidos por más obras.

A credibilidade tem profunda relação com uma moralidade saudável, com aqueles que são possuidores de um autêntico caráter moral, em contraste com aqueles cuja natureza inclui o engano, a astúcia e a malícia.

Em Tito 2.7,8, lemos um trecho onde a integridade e a credibilidade são exaltadas por Paulo: Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.

Aqui, a palavra grega aphthoria (palavra que só se acha neste trecho em todo o Novo Testamento), traduzida por “incorrupção”, significa, literalmente, “fugir de um estado pior, manter-se puro”. Aqui, essa virtude aparece como uma das qualidades que os líderes das igrejas devem possuir. Com toda a razão, podemos enxergar a integridade como um aspecto do fruto do Espírito Santo em nossa vida, embora tal virtude não seja, especificamente, mencionada na lista de Gálatas 5.22,23.

É muito importante comportar-se como uma pessoa de integridade impecável, não importando qual problema ou desafio que você enfrente na vida pessoal ou no trabalho. Em todos os momentos, esforce-se para ultrapassar as expectativas daqueles que estão à sua volta. Isso fará com que você conquiste credibilidade.

O comportamento íntegro é, reconhecidamente, um elevado padrão, mas é também o patamar de honestidade que se espera de alguém que almeja uma vida cristã autêntica. Tal pessoa não deve permitir lapso algum em sua integridade.

John F. Dodge confirma isso: “Não há zona de penumbra em relação à honestidade. Uma coisa, ou é certa, ou é errada. Ou é preta, ou é branca”. Não podem existir sombras em seu viver. Existe alguma coisa oculta em seu casamento, algo que você esconde de seu cônjuge? Então, existem sombras ali, e penumbra é área do inimigo. Existe alguma prática oculta em sua relação profissional, algo que você esconde de seu superior em seu local de trabalho? Se sim, Satanás está agindo nesta sua relação profissional, e assim você jamais conquistará credibilidade. Seja uma pessoa ética!

Você precisa conquistar credibilidade, e credibilidade é a sua reputação, e reputação é tudo! Lembre-se de Provérbios 22.1, que diz: Mais digno de ser escolhido é o bom nome do que as muitas riquezas. Credibilidade é uma questão de atitude!

Internautas online 22