Esqueci minha senha!
Criar meu cadastro
Revista FIEL


Aumentar a Fonte   Diminuir a Fonte
03.02.2016
Pr. Silas Responde
Como é possível manter o ânimo mesmo em meio às dificuldades e aos desafios do dia a dia?

O ânimo é algo extremamente importante para a vida de qualquer pessoa. Ele é o agente ativador do ser. Ele impulsiona a vida, dá disposição para a pessoa enfrentar e vencer as adversidades. No dicionário, o significado de ânimo é, entre outros: disposição resoluta e inalterável em face de situações difíceis; coragem.

Salomão afirmou em Provérbios 14.30a (ARA): O ânimo sereno é a vida do corpo. Se você não tiver ânimo, perderá o entusiasmo pela vida, não terá disposição para continuar a caminhada. Suas perspectivas de conquistas, de sonhos e de projetos serão arruinadas.

Sabe o que uma pessoa que tem ânimo manifesta? Uma vida cheia de energia, de disposição, de força de vontade, de coragem, de intrepidez, de persistência. A característica de uma pessoa que tem ânimo é o movimento. Ela não fica parada, chorando, prostrada. Em vez disso, sai do seu lugar de tristeza, miséria e sofrimento. O ânimo gera entusiasmo. A pessoa que tem entusiasmo vibra, faz as coisas acontecerem diante da adversidade.

Ao contrário, o desânimo paralisa a pessoa. Ele gera o abatimento, a falta de vontade de realizar, de conquistar, de vencer. O desanimado não consegue enxergar graça em absolutamente nada, nem na vida. A pessoa só é capaz de ver o lado negativo das situações, as dificuldades. O desanimado deixa de acreditar na vida, nos milagres de Deus, no Seu poder.

Você deseja ser uma pessoa cheia de ânimo? Então exercite a sua fé. Ela renova as forças e produz vida. Está sem fé? Então, medite na Palavra de Deus, que é viva, eficaz e penetrante. Por meio dela, o homem encontra disposição para viver e tem a sua fé fortalecida.

Encha a sua mente de bons pensamentos. Siga a recomendação do apóstolo Paulo: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Filipenses 4.8).

Quer ter ânimo? Seja otimista. Somente aqueles que são otimistas conseguem enxergar
além das adversidades. A maneira como você encara a vida será primordial para o fortalecimento do seu ânimo. Chega de pensar que é um derrotado. A batalha está grande? É sinal de que a vitória será ainda maior.
Tenha esperança! Não desanime! Você sabe o significado de esperança? É a perseverança confiante no futuro. O esperançoso crê no amanhã apesar das lutas. Ele tem uma visão futurística. Sabe por quê? Porque a sua esperança está no Senhor.

Se o momento está difícil, creia que o Senhor está no controle. No momento certo, Ele lhe dará a tão esperada vitória. Mas tenha ânimo. Erga a cabeça, pare de chorar pelos cantos. Jesus conhece as suas necessidades. Na hora exata, o Todo-poderoso agirá. Tenha bom ânimo, pois Cristo venceu o mundo.

Internautas online 14