Esqueci minha senha!
Criar meu cadastro
Revista FIEL


Aumentar a Fonte   Diminuir a Fonte
09.02.2017
Lugar de transformação
A Avec tem a missão de ganhar vidas para Cristo e, por isso, apoia diversos projetos sociais sérios e que têm o compromisso de ensinar a Palavra de Deus, promovendo salvação e transformação das pessoas assistidas.

Buscando expandir a atuação na área de assistência social, a Avec está contribuindo financeiramente com um novo projeto: a Casa de Maquir, que é um centro de recuperação de dependentes químicos, localizado em Santa Cruz, Rio de Janeiro. O nome tem um propósito especial, segundo a fundadora da instituição, Suzana Pantaleão: “A Bíblia conta a história de Mefibosete, que era neto de Saul e foi rejeitado por sua deficiência física, porém, aceito por Maquir em sua casa. Essa instituição quer ser para o dependente químico o que a Casa de Maquir foi para Mefibosete, porque vemos príncipes onde a maioria só enxerga defeitos”, afirmou.

Suzana é terapeuta e já trabalhou por sete anos em clínicas e centros de recuperação. Ela decidiu iniciar o projeto da Casa de Maquir por perceber que os dependentes químicos precisavam de um tratamento mais amplo, que envolvesse também o cuidado espiritual. “Tendo em vista que a própria OMS (Organização Mundial de Saúde) define a dependência química como uma doença física, mental e espiritual, nos sentimos respaldados a trabalhar esses três aspectos da doença”, afirmou.

Como é o tratamento

A Casa de Maquir foi inaugurada em setembro de 2015 e possui internos homens, na faixa etária de 30 anos. A maior parte deles está em sua primeira internação. O tratamento dura cerca de 6 a 9 meses, dependendo da alta médica, e é realizado em etapas: na primeira, o paciente fica recluso por três meses. Após esse período, começa a fase de ressocialização, por meio de cursos profissionalizantes, e os internos também passam a ter o direito de fazer uma visita ao seu lar.

Ao chegarem ao centro de recuperação, os assistidos são encaminhados para a Clínica da Família e são submetidos a diversos exames para avaliar o estado de saúde. O projeto conta com médicos e terapeutas voluntários e oferece, ainda, seminários, palestras e terapia em grupo. As palestras também são estendidas aos familiares, que devem participar, uma vez por mês, antes da visita. A família recebe orientações de como lidar com o ex-interno após a alta.

O apoio espiritual é feito por pastores de igrejas próximas, que dão aconselhamento e realizam cultos na instituição. Por meio do ensino da Palavra de Deus e o amor ao próximo, a Casa de Maquir pretende ajudar os dependentes químicos a alcançarem uma mudança completa de vida. “Nosso alvo é a reformulação de vida do indivíduo, e, sabemos que para atingir esse alvo, será necessário que haja metanoia, que significa mudança de mente”, explicou Suzana.



Internautas online 21