Esqueci minha senha!
Criar meu cadastro
Revista FIEL


Aumentar a Fonte   Diminuir a Fonte
27.04.2017
35 anos de vitórias
Esperança. É ela que move a Associação Vitória em Cristo a permanecer firme e atuante para fazer a diferença no Brasil e no mundo, alcançando vidas por meio do evangelho. Mesmo em tempos de crise, notícias ruins, corrupção, violência e miséria que assolam o país, a Avec acredita que é possível, sim, transformar esse quadro através de gestos de amor, solidariedade e, principalmente, pelo poder da Palavra de Deus. Nesses 35 anos de trajetória e de ministério do pastor Silas Malafaia, o foco sempre foi e continua sendo pessoas, promovendo o bem-estar daqueles que precisam de algum tipo de ajuda, seja física, emocional, espiritual ou material.

A associação foi fundada em 1982 pelo pastor Silas, com o propósito de propagar as Boas Novas por intermédio do programa de televisão, que na época era chamado de Impacto, depois Renascer e, hoje, Vitória em Cristo. Além de ser evangelístico, o programa é um instrumento para que o pastor Silas Malafaia defenda os princípios cristãos e se posicione como cidadão que deseja um país justo.

Nessa trajetória, a Avec ampliou seu campo de atuação e passou a prestar assistência a pessoas por meio dos projetos sociais. Por ano, são mais de 3 mil pessoas atendidas diariamente por essas instituições. A associação também começou a promover eventos evangelísticos, de edificação de cristãos e capacitação de líderes da Igreja brasileira. Foram muitos eventos realizados, que receberam uma quantidade incontável de participantes.

A visão do pastor Silas Malafaia de levar o evangelho pelo mundo foi compartilhada por milhares de pessoas, os Parceiros Ministeriais, que se uniram para cumprir o mesmo propósito. Os parceiros da associação foram fundamentais para que essa história de 35 anos fosse construída, pois não é possível concretizar, sozinho, grandes projetos. É através das ofertas mensais dos parceiros que os projetos sociais são sustentados e o programa Vitória em Cristo é mantido em rede nacional.

Denilson Pereira da Silva é Parceiro Ministerial desde 2005, e testemunhou sua alegria por contribuir com a Avec: “Louvo ao Senhor pela Avec e pela vida do pastor Silas, que me proporcionaram a oportunidade de plantar minhas sementes nessa terra frutífera e ajudar tantas vidas. Deus tem abençoado a minha família com bênçãos espirituais, materiais e financeiras”.

Transformação de vidas

Com a responsabilidade social sendo um de seus pilares, a Avec apoia diversas instituições sérias e comprometidas com o evangelho e que auxiliam na mudança total de vida de quem passa por elas. Esses projetos contribuem com a ressocialização de ex-detentos, reabilitação de dependentes químicos, oferecem reforço escolar a crianças carentes, promovem missões em Guiné-Bissau, na África, e ajudam, ainda, crianças com autismo, moradores de rua, idosos e mulheres com gravidez inesperada.

Um dos projetos que recebe o suporte da associação é o Lar amor maior, que abriga idosos e moradores de rua. Presidido por Rosita Alves, a instituição recebe o apoio do pastor Silas Malafaia desde 1989, quando uma campanha no antigo programa Renascer ajudou na compra da propriedade do projeto. A presidente do projeto conta que os assistidos reconhecem o valor dessa parceria para o projeto. “A Avec é a maior parceira do nosso trabalho, e a contribuição tem um valor enorme para nós”, afirmou Rosita.

Além de trabalho com adultos, a Avec apoia projetos com foco em crianças. Exemplo disso é a Casa de Maria e Marta, localizada na comunidade Dona Marta, no Rio de Janeiro. A presidente do projeto, Edméia Willians, conta que o apoio financeiro da associação ao trabalho ajuda a manter o espaço, a comprar alimentos, material escolar e de higiene, entre outras despesas. “A parceria com a Avec produz bons frutos ao projeto e à comunidade”, afirmou ela.

Com uma fé que rompe fronteiras, o ministério também apoia missões em Guiné-Bissau, na África. A parceria da Avec com o pastor missionário Luciano Fraga começou em 2011, e, como resultado, escolas e igrejas foram construídas no país africano. O pastor afirma que essa ajuda às crianças, jovens e adultos tem colaborado com a expansão do evangelho por toda Guiné-Bissau. “Temos visto a mudança da vida das crianças. Muitas delas têm crescido no conhecimento e também na parte espiritual. Elas têm se convertido ao evangelho por meio da escola”, afirma o pastor.

A Avec também implantou cursos profissionalizantes de informática em presídios femininos e já realizou casamentos coletivos para oficializar a união de presidiários que se converteram durante o período de detenção. Entre os casais que se casaram estavam Victor e Érica Malfacini. “A realização do nosso casamento faz parte dos planos de Deus para nossa família. Infelizmente, por um erro, eu vim parar neste lugar, mas aqui conheci Jesus, e o Espírito Santo fez a obra”, declarou Victor.

Além de contribuir com projetos sociais, a associação também mobilizou campanhas de arrecadação de donativos, quando, em 2013, fortes chuvas deixaram mais de cinco mil pessoas desabrigadas em Xerém, distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. A Avec levou mais de 60 toneladas de materiais, entre alimentos, água, produtos de higiene e limpeza, colchonetes e roupas. Em 2011, já havia distribuído 66 toneladas de donativos a pessoas que também foram prejudicadas por fortes chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro.

Eventos de edificação e evangelismo

A preocupação com a vida espiritual e o ensino da Palavra de Deus sempre fizeram parte das pregações do pastor Silas Malafaia. Com isso, o primeiro evento criado, em 1997, foi o Congresso Pentecostal Brasileiro Fogo Para o Brasil, que, este ano, vai para sua 21ª edição. O congresso enfatiza a edificação da fé e já impactou a vida espiritual de milhares de cristãos.

O evento reúne pessoas de diferentes denominações, mas que, juntas, têm o único objetivo de adorar a Deus e aprender mais sobre a Palavra. Sadraque Silveira, da Angola, conta que sempre acompanhou o ministério do pastor Silas e veio ao primeiro Fogo Para o Brasil em 2015. “A maneira como o Espírito Santo operou na vida de cada membro do corpo de Cristo foi um motivo de grande alegria para mim”, afirmou o angolano.

Além da edificação, a Avec também se dedica de maneira especial ao ensino e realiza a Escola de Líderes da Associação Vitória em Cristo, que tem capacitado pastores, líderes e obreiros de todo o Brasil e do mundo. Nas oito edições, passando por São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro e outros estados do Brasil, mais de 40 mil pessoas foram preparadas para desempenhar um trabalho de excelência no ministério que estão inseridas.

Em 2007, o pastor Silas começou a promover a Cruzada Vida Vitoriosa para Você, com o objetivo de alcançar pessoas que ainda não conheciam o evangelho. O evento gratuito já reuniu mais de 3 milhões de pessoas, passou em 17 cidades brasileiras e contabiliza mais de 70 mil conversões.

Por tantas as vidas alcançadas e por todas as vitórias conquistadas no ministério, o pastor Silas Malafaia agradece a Deus: “Até aqui nos ajudou o Senhor. A Ele seja toda a glória! Também sou muito grato às pessoas que acreditam em meu ministério e aos Parceiros Ministeriais. Seria impossível realizar esse sonho sozinho!”.


Internautas online 18