Pesquisas comportamentais revelam que pessoas felizes são mais comunicativas, sociáveis, criativas, flexíveis e conseguem suportar mais facilmente as frustrações do dia a dia. Além disso, são mais carinhosas e têm maior capacidade para perdoar do que as infelizes.
Embora seja impossível dominar completamente as emoções, é muito importante identificá-las e aprender a administrá-las. Mas essa não é uma das tarefas mais fáceis, pois elas não obedecem à lógica da razão e costumam surpreender-nos. Mas, é preciso tentar, pois ou você domina as suas emoções ou elas o dominarão, e poderão até causar problemas sérios, visto que a manifestação de algumas emoções como a raiva e o medo, em momentos críticos, podem provocar perdas irreparáveis.
As emoções se transformam continuamente de acordo com as circunstâncias internas e externas, alternando-se entre a alegria e a tristeza, o medo e a coragem, a tranquilidade e a apreensão. Isto é normal.
Porém, constantes alterações de humor revelam uma instabilidade afetiva e doenças emocionais que precisam ser tratadas. Pessoas emocionalmente sadias são mais estáveis e vivem sob a influência de emoções de prazer e tranquilidade, não de tristeza e ansiedade.
O ritmo estressante de trabalho, a competitividade, o imediatismo e a busca por soluções rápidas e prontas impedem as pessoas de refletirem sobre si mesmas, sua trajetória de vida e de trocarem experiências profundas com seus semelhantes; o que as ajudaria a compreender e a administrar melhor as suas emoções e a sua reação às emoções alheias.
Mas, se você deseja romper com essa tendência à falta de introspecção, procure administrar seu tempo, equilibrando os momentos de sono, trabalho, lazer, bate-papos com os amigos, leitura da Palavra, autoanálise e oração.
Por Anderson Silveira
Fonte: Bíblia Gigante Mais com Orientações de Saúde Física, Emocional e Espiritual
Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.