/noticia/184/administre-as-suas-emo--es

Notícias

Administre as suas emoções

Pessoas emocionalmente sadias são mais felizes, estáveis e vivem sob a influência de emoções de prazer e tranquilidade

29/04/2019 Administre as suas emoções

Pesquisas comportamentais revelam que pessoas felizes são mais comunicativas, sociáveis, criativas, flexíveis e conseguem suportar mais facilmente as frustrações do dia a dia. Além disso, são mais carinhosas e têm maior capacidade para perdoar do que as infelizes.

Embora seja impossível dominar completamente as emoções, é muito importante identificá-las e aprender a administrá-las. Mas essa não é uma das tarefas mais fáceis, pois elas não obedecem à lógica da razão e costumam surpreender-nos. Mas, é preciso tentar, pois ou você domina as suas emoções ou elas o dominarão, e poderão até causar problemas sérios, visto que a manifestação de algumas emoções como a raiva e o medo, em momentos críticos, podem provocar perdas irreparáveis.

As emoções se transformam continuamente de acordo com as circunstâncias internas e externas, alternando-se entre a alegria e a tristeza, o medo e a coragem, a tranquilidade e a apreensão. Isto é normal.

Porém, constantes alterações de humor revelam uma instabilidade afetiva e doenças emocionais que precisam ser tratadas. Pessoas emocionalmente sadias são mais estáveis e vivem sob a influência de emoções de prazer e tranquilidade, não de tristeza e ansiedade.

O ritmo estressante de trabalho, a competitividade, o imediatismo e a busca por soluções rápidas e prontas impedem as pessoas de refletirem sobre si mesmas, sua trajetória de vida e de trocarem experiências profundas com seus semelhantes; o que as ajudaria a compreender e a administrar melhor as suas emoções e a sua reação às emoções alheias.

Mas, se você deseja romper com essa tendência à falta de introspecção, procure administrar seu tempo, equilibrando os momentos de sono, trabalho, lazer, bate-papos com os amigos, leitura da Palavra, autoanálise e oração.

Por Anderson Silveira
Fonte: Bíblia Gigante Mais com Orientações de Saúde Física, Emocional e Espiritual

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados

AGUARDE