/noticia/198/alimentacao-nos-tempos-de-jesus--exemplo-de-dieta-saudavel

Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Alimentação nos tempos de Jesus: exemplo de dieta saudável

Alimentação nos tempos de Jesus: exemplo de dieta saudável

A Dieta do Mediterrâneo ou, também podemos chamar, dieta dos tempos de Jesus, hoje é descrita pela ciência como uma das mais saudáveis

27/05/2019 Alimentação nos tempos de Jesus: exemplo de dieta saudável

Diversas passagens das escrituras sagradas descrevem os padrões alimentares e os principais alimentos consumidos nos tempos bíblicos, inclusive por Jesus. Naquela época já era possível observar hábitos alimentares saudáveis, com consumo de alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijão, lentilha), pão integral, óleos vegetais, especialmente o azeite.

Um ponto que merece destaque é que o consumo de proteínas era obtido por meio de peixes, pois a carne vermelha, em especial, era consumida somente em ocasiões especiais como festas tradicionais e casamentos. Outro aspecto muito importante é que nos tempos bíblicos era estimulado o consumo de alimentos somente para saciar a fome, pois o consumo exagerado de alimentos era fortemente condenado em várias passagens bíblicas, como pecado de glutonaria.

Esse padrão alimentar adotado nos tempos bíblicos, atualmente, é denominado como Dieta do Mediterrâneo, e foi assim batizado, por fazer parte do padrão alimentar dos povos que habitavam as regiões ao redor do mediterrâneo. A Dieta do Mediterrâneo ou, também podemos chamar, dieta dos tempos de Jesus, hoje é descrita pela ciência como uma das mais saudáveis, visto que as populações que adotaram esse padrão de alimentação possuem as maiores expectativas de vida do mundo, além da redução dos riscos de doenças cardiovasculares, certos tipos de cânceres e controle da diabetes. Por isso, ela é altamente recomendada por médicos e nutricionistas, e também deixa cientificamente comprovado os hábitos alimentares saudáveis daquela época.

Sendo assim, as principais dicas sobre uma alimentação saudável é seguir as recomendações alimentares descritas pela própria Bíblia, tanto para adultos como para crianças: consumir de verduras, legumes, frutas, cereais, pão integral, peixes; consumir moderadamente carnes vermelhas; e evitar o consumo de produtos enlatados, congelados, embutidos (presunto, mortadela) e queijos processados (muçarela, prato).

Fazendo isso, além de praticar hábitos alimentares saudáveis, você também será um imitador de Cristo em mais um dos seus elementos da vida diária, a alimentação.

 

Por Anderson Silveira
Fonte: Bíblia Gigante Mais com Orientações de Saúde Física, Emocional e Espiritual.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados

AGUARDE