/noticia/202/casa-de-maquir-ganha-curso-completo-da-escola-de-lideres-on-line

Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Casa de Maquir ganha curso completo da Escola de Líderes On-line

Casa de Maquir ganha curso completo da Escola de Líderes On-line

Instituição trata homens que querem se libertar da dependência de drogas

06/06/2019 Casa de Maquir ganha curso completo da Escola de Líderes On-line

Em recente visita a uma das instituições que apoia, a Casa de Maquir, que trata dependentes químicos, a Associação Vitória em Cristo (Avec) doou literatura cristã, revistas e uma assinatura grátis do curso completo Programa Liderança Extraordinária com Silas Malafaia. O curso faz parte da Escola de Líderes On-line, uma iniciativa da Editora Central Gospel com a Avec.

 “Que alegria! Esse curso chegou em boa hora, pois uma das coisas que buscamos é oferecer conhecimentos aos nossos internos. Trabalhamos com base no amor, mesclando técnicas terapêuticas e sempre olhando para eles com valorização. Vemos príncipes onde a maioria só enxerga defeitos”, declarou a terapeuta e presidente da instituição Suzana Pantaleão.

Com capacidade para atender até 30 homens, a Casa de Maquir conta hoje com 20 pacientes. Localizada em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, a rotina dos internos é intensa e toda voltada para a recuperação do indivíduo em todas as áreas de sua vida. Atualmente, a instituição conta com um psicólogo, um psicanalista, dois terapeutas e um assistente social.

O tratamento dura cerca de nove meses e é dividido em três fases, segundo o psicólogo Gilson Rodrigues, que está na Casa como voluntário desde sua fundação em 2015. A primeira fase atua na zona de conflito do paciente, trabalhando questões internas, como rejeição, baixa estima, impotência, entre outros. A segunda fase é a da desintoxicação. E a terceira e última chama-se zona de ressocialização, quando o paciente reaprende a viver em sociedade. “Temos muitos testemunhos de pessoas que passaram pelo projeto e graças a Deus, hoje, retomaram suas vidas. Muitos deles voltam para visitar e também para trabalhar como voluntários”, conta o psicólogo.

A programação de tratamento ainda conta com palestras, laborterapia, atendimento terapêutico coletivo e individual, atividades físicas e momentos de reflexão bíblica. Quando conseguem alguma parceria na área de educação é possível oferecer aos internos cursos de qualificação e capacitação profissional. “Recentemente fechamos com um grupo de empresários do ramo de vidraçaria um curso de capacitação, o que permitirá que muitos aprendam um ofício e sintam-se úteis e capazes”, afirma a presidente da Casa.

“Sou muito grata a Avec, pois desde o início, ainda no papel, ela acreditou nesse trabalho. Vidas são alcançadas, transformadas e reinseridas a sociedade. Tudo isso graças ao apoio da Associação”, finaliza Suzana.
 

Testemunhos

Todos os pacientes são unânimes em reconhecer a importância do trabalho da Casa de Maquir em suas vidas. Um deles é o Yuri Soares, de 25 anos, viciado em cocaína e que por anos morou na rua. Ele conta que nestes quatro meses em que está na instituição tem visto a sua vida ser transformada. “Nunca tive amor de mãe, muito menos recebi carinho e atenção. Tive isso tudo aqui com a pastora (Suzana Pantaleão). O projeto me recebeu com amor e estou aprendendo a tratar o próximo com amor também. O tratamento que recebo tem-me feito querer mudar de vida”, conta.

Outro exemplo de restauração e luta contra o vício é o do interno Ivan Ricardo, de 35 anos. “Eu comecei usando cocaína por curiosidade, aos 11 anos, com meus irmãos mais velhos. O vício quase acabou comigo, cheguei aqui muito debilitado, pesando 49 kg. A dependência da droga te leva a dois caminhos: a cadeia ou a morte. Só saio daqui quando estiver recuperado”, afirma após viver 12 anos nas drogas.

Ao terminar seu tratamento Ricardo quer arrumar um emprego e participar de uma ONG que ajude dependentes químicos. “Quero ajudar a tirar pessoas da rua e fazer o mesmo que estão fazendo por mim”, finaliza.

Quer fazer parte desse projeto? Doe e seja um Parceiro ministerial, para isso basta clicar aqui.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados

AGUARDE