/noticia/245/avec-participa-da-campanha-setembro-amarelo

Notícias

Avec participa da campanha Setembro Amarelo

Divulgamos em nossas redes sociais, durante todo o mês, as principais medidas de prevenção ao suicídio

27/09/2019 Avec participa da campanha Setembro Amarelo

Em apoio ao Setembro Amarelo, a Associação Vitória em Cristo (Avec) divulgou, nas redes sociais, as principais medidas de prevenção ao suicídio. Nosso objetivo é informar, prevenir e esclarecer dúvidas sobre esse assunto tão delicado, para que todos fiquem atentos aos possíveis sinais que geram um comportamento suicida e saber quais ações tomar para evitar.

 

A prevenção acontece com Educação

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9 em cada 10 mortes por suicídio podem ser evitadas. No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa tira a própria vida. Falar sobre esse assunto ajuda aos que enfrentam esse problema, por isso, é tão importante conversarmos a respeito. Busque ser aberto para compartilhar informações e cada vez mais esclarecer, conscientizar e estimular o diálogo sobre esse tema, pois ele não deve ser tratado como um tabu e nossos círculos sociais.

 

A prevenção acontece com conversa

O suicídio é visto como a única solução para acabar com a dor e o sofrimento. Ser um bom ouvinte pode ajudar a aliviar a alma de quem passa por essa situação.

Mas, caso você esteja se sentindo para baixo ou conhece alguém que esteja passando por situação semelhante, busque conversar com amigos, familiares, colegas de trabalho, vizinhos. Um simples bate-papo pode salvar vidas.

 

A prevenção acontece com identificação dos sinais

De acordo com a OMS, a cada ano, cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida e um número ainda maior de indivíduos tentam o suicídio.

Esse mal pode ser evitado e saber reconhecer sinais de alerta é um passo muito importante para salvar uma vida. Fique atento aos seguintes sinais:

- Isolamento;

- Mudanças bruscas de hábitos;

- Desinteresse por atividades que gostava;

- Descuido com aparência;

- Queda do desempenho nos estudos, no trabalho;

- Alterações no sono e no apetite;

- Frases como “queria estar morto” ou “quero desaparecer”.
 

Tais comportamentos podem indicar necessidade de ajuda.

 

O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens

Em 2016, o suicídio foi a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. Todos precisam de ajuda, independente da idade. Busque sempre conversar com pessoas próximas ou procure ajuda de profissionais.

Atualmente, estima-se que por dia, cerca de 32 brasileiros se suicidam. Em relação ao mundo, ocorre uma morte a cada 40 segundos. Aproximadamente um milhão de pessoas se matam a cada ano. Suicídios ocorrem de forma impulsiva em momento de crise, por isso devemos estar atentos a atitudes que podem gerar um comportamento suicida, como:

- Depressão;

- Abuso de drogas;

- Fim de relacionamento;

- Bullying;

- Solidão.

 

Onde buscar ajuda

O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. Atende voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (basta discar 188), e-mail e chat 24 horas todos os dias. Mais informações acesse cvv.org.br.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados

AGUARDE