/noticia/263/mudando-uma-hist-ria-de-fracasso

Notícias

Mudando uma história de fracasso

Neemias foi um homem que reuniu e usou a inteligência humana natural e a inteligência espiritual, sem que fossem necessárias revelações, profecias e nenhum outro tipo de manifestação sobrenatural de Deus

13/01/2020 Mudando uma história de fracasso

Por Silas Malafaia

 

Neemias foi um homem que reuniu e usou a inteligência humana natural e a inteligência espiritual, sem que fossem necessárias revelações, profecias e nenhum outro tipo de manifestação sobrenatural de Deus.

A partir da utilização dessas duas formas de inteligência, ele mudou a sua própria existência e, por meio dessa nova vida, modificou a história de fracasso de toda uma nação.

Seu nome significa “Yahweh consola”. Ele era um homem cheio de compaixão (Neemias 1.1-4), sabedoria, coragem, fé (Neemias 2.4,5), e possuidor de ricos dons de liderança e organização (Neemias 2.7-9). Ele usou a inteligência natural para executar tarefas que pareciam impossíveis, por causa dos seus dons naturais, mas usou também sua inteligência espiritual, porque era um homem de profunda comunhão com Deus (Neemias 1.4-11).

A questão de servir a Deus e aos nossos semelhantes é importantíssima para determinar a nossa natureza cristã. Mas compreender que essa tarefa deve ser feita espontaneamente a Deus requer um equilíbrio entre a inteligência natural e a espiritual.

E Neemias percebeu que o serviço a Deus e a seus irmãos era uma questão de foro íntimo (Neemias 1.6-7), de modo que aplicou plenamente essas duas ferramentas para tornar realidade a missão de restabelecer o reino de seu povo.

Sendo uma questão íntima e definitivamente pessoal, orar a Deus envolve revelar sua verdade interior, dizendo: “Eu e a minha casa temos pecado”.  Contudo, não aceitar nossos erros e culpar os outros ao invés de assumi-los, dificultará essa iniciativa.

E foi exatamente isso que Neemias percebeu. Sua conclusão foi: “Eu vou mudar, eu preciso mudar, eu tenho de mudar. Eu vou mudar tudo, realizarei uma mudança na minha nação, começando por mim mesmo”.

A mudança da nossa igreja começa por nós mesmos; a mudança da nossa família começa por nós mesmos. De um modo geral, é operada com atitudes que tomamos no curso da nossa vida, como as Escrituras mostram. E as atitudes que tomamos para realizar mudanças em nossa vida e na de outras pessoas é uma forma de servir a Deus, como no caso de Neemias.

Ele foi capaz de usar sua inteligência natural e sua inteligência espiritual em conjunto, para a glória de Deus; foi para Jerusalém e trabalhou incessantemente, conduzindo a restauração dos muros e da dignidade do seu povo.

Este texto é baseado em meu livro Um novo tempo para você.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados

AGUARDE