/noticia/265/impedimentos-as-mudancas

Notícias

Impedimentos às mudanças

Abordarei como evitar e superar esses impedimentos, para promover as mudanças de que precisamos, e assim, vivermos um tempo novo e melhor

26/01/2020 Impedimentos às mudanças

Por Silas Malafaia

 

Mas, afinal, por que são necessárias tantas mudanças, simplesmente para vivermos um novo tempo? Por que é necessário mudar áreas da nossa vida, comportamentos, atitudes, maneiras de ser, se queremos viver um novo tempo? Qual é o motivo dessa necessidade de mudança?

Realmente, mudar é um grande desafio. Isso acontece porque existem impedimentos que vão dificultar a caminhada rumo às mudanças em nossa vida. Abordarei como evitar e superar esses impedimentos, para promover as mudanças de que precisamos, e assim, vivermos um tempo novo e melhor.

Exemplos de acomodação

 A acomodação é um dos grandes impedimentos para uma mudança em nossa vida. Acomodação significa “conformação a uma situação que estamos vivendo ou sofrendo”. O primeiro passo para um tempo novo e melhor em nossa vida é evitarmos exatamente a acomodação.  

O ser humano possui uma tendência a acomodar-se mesmo diante da dor e da miséria. Um exemplo claro pode ser tirado do nosso dia a dia.

Suponhamos que você tenha um problema grave no dente. Ele dói há dois, três dias. É uma dor muito forte, mas o dentista só pode atendê-lo na semana que vem. Então, no dia seguinte, o dente para de doer; o problema não acabou, mas a dor sumiu. A reação de muitos de nós seria deixar o problema “para lá” e não ir mais ao dentista. Eis uma típica ação de acomodação

Na Bíblia, em Êxodo 1, podemos ver mais um exemplo de como o ser humano busca a acomodação até no sofrimento. No período em que Israel foi escravo do Egito, os egípcios maltratavam e massacravam seus escravos.

Depois de Deus tirar Israel do Egito por meio de um ato de poder supremo, o povo israelense, na primeira dificuldade com que se defrontou, resolveu perguntar se não havia sepulcros no Egito para eles descansarem e reclamou com saudades das cebolas e melões egípcios. O povo de Israel, que foi massacrado no Egito, sempre que passava por uma dificuldade, cogitava buscar um lugar para acomodar-se, porque se acostumou a sofrer na escravidão.

 

Resistência à mudança

É comum o ser humano acostumar-se com a miséria e o sofrimento, buscando um lugar de conforto; é assim que ele faz. Quando Moisés morreu, Josué prostrou-se, choramingando. Então Deus disse a ele que se levantasse e saísse daquele lugar de acomodação, porque ali nada iria mudar na sua vida e na vida de seu povo. “Levanta-te e começa a agir!”.

Por que será, então, que o ser humano luta e resiste tanto à mudança? Em primeiro lugar, porque se deixa acomodar na falsa segurança de um lugar de conforto. Se a dor passa, mas o problema continua sem solução e está se agravando, o que prevalece é a sensação transitória de conforto. Mesmo que haja um pouco de dor, a pessoa se acostuma.

Em segundo lugar, o outro motivo para não mudar é o medo do novo; a novidade assusta. Muitas pessoas simplesmente não querem correr riscos na vida. Porque toda mudança implica algum risco, por menor que seja.

Toda mudança gera uma crise. Mas, por mais insignificante que ela seja, as pessoas não querem enfrentar nenhum tipo de conflito. Mudanças abruptas sempre geram crises. Por isso o ideal é que elas sejam feitas gradualmente.

 

Perdendo a oportunidade de mudança

A questão principal é entendermos por que é preciso ocorrer mudanças para que se chegue ao novo. A rota que muitas pessoas trilham em suas vidas é a da destruição; se não houver mudança, o caminho será o do inferno e o da desgraça. Podemos ler em Provérbios 14.12: Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.

Quando uma pessoa sente que precisa ouvir a Palavra, é porque Deus está lhe dizendo que, para evitar o destino certo da autodestruição, é preciso aproveitar a oportunidade de mudar de vida!

Mudanças são uma etapa necessária para realizarmos a transição entre o nosso estado atual e a vida em um novo tempo. É preciso que nos restauremos, para podermos usufruir novamente de nossa capacidade plena.

Para que um novo tempo chegue a essas vidas, um tempo de vitória, de bênção, um tempo novo de Deus para todos nós, é preciso mudar. Não é necessária uma ação sobrenatural de Deus ou de uma revelação. A sua inteligência espiritual e a sua inteligência natural nos indicam qual componente de nossas vidas precisa ser reparado ou substituído.

Este texto é baseado em meu livro Um novo tempo para você.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2020. Todos os direitos reservados

AGUARDE