/noticia/310/a-luta-do-dependente-quimico

Notícias

A luta do dependente químico

Como a Avec ajuda na recuperação de quem quer largar o vício

19/06/2020 A luta do dependente químico

É grande a luta daqueles que são dependentes químicos e querem largar o vício e se reintegrar na sociedade. Existe uma longa batalha para reassumir uma vida independente e satisfatória. Para cooperar nessa trajetória, há diversas casas de recuperação, como a Associação Missão Entre Vidas (Amev), O Semeador e a Casa de Maquir, apoiados pela Avec.

A Amev resgata, recupera e reintegra ex-usuários de drogas e ex-presidiários. O fundador, pastor Luiz Leite, tem propriedade no assunto: “Passei 22 anos no mundo do crime. Quando me converti ao evangelho, em 1992, decidi atender ao chamado ministerial. Quando eu pregava, muitos que aceitavam a Jesus eram envolvidos com dependência química e egressos do sistema penal. Para ajudá-los a vencer a discriminação da sociedade e a terem oportunidade no mercado de trabalho, nasceu a Amev, em Niterói, RJ. Sem isso, alguns podem acabar voltando a cometer os delitos do passado”.

Baseado em seu próprio testemunho, Luiz sabe bem que, nessa recuperação, é necessário estar convencido de que precisa de ajuda e estar decidido a mudar de vida. Assim, trabalham com qualificação espiritual e profissional. “Eles participam dos cultos em nossa unidade e fazem teste vocacional. De acordo com o resultado, direcionamos para empresas parceiras do nosso ministério”, conta. Um deles testemunhou: “Sou ex-presidiário e, ao sair do presídio, não tinha destino. A Amev me acolheu, me indicou, me ressocializou”.

Também no Rio de Janeiro, em Santa Cruz, existe a Casa de Maquir. Lá, eles realizam um tratamento de nove meses com fases diferenciadas. Após três meses de internação, o paciente inicia uma fase de reintegração familiar, com apoio de psicólogo, psicanalistas e igrejas evangélicas. Em Quintino, o projeto O Semeador construiu e ampliou, com ajuda da Avec, um centro de reabilitação. Além de todo apoio social, eles recebem doações de material de leitura bíblica, que fazem toda diferença nesse recomeço.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados

AGUARDE