/noticia/325/a-importancia-da-educacao-na-infancia-e-juventude

Notícias

  • Home
  • Notícias
  • A importância da educação na infância e juventude

A importância da educação na infância e juventude

Os ensinos oferecidos pela Comunidade S8 têm colaborado na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes da região

11/08/2020 A importância da educação na infância e juventude

A educação influencia na qualidade de vida de uma população. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mostra que, quanto maior o nível de instrução da população de um país, menor a taxa de mortalidade infantil. A educação é um direito da criança e do adolescente, e nós levantamos essa bandeira.

Um dos projetos que a Avec apoia é a Comunidade S8, fundada em 1971 em São Gonçalo (RJ), que tem o objetivo de promover a justiça social e a prevenção do uso de drogas para crianças e adolescentes da região. A Comunidade oferece ensino para 160 alunos de 3 a 10 anos e outras aulas como futsal, jiu-jistu e informática para mais 120 crianças. “Essas atividades acontecem duas ou três vezes por semana. Como as crianças vêm de escola pública, nosso desejo é também implementar o reforço escolar”, conta a diretora Elen Fontes.

Essas atividades têm sido essenciais na construção de vida desses alunos. A instituição, que é cristã, também se importa em cuidar dos sentimentos e da vida espiritual de todos. Eles aprendem princípios que podem moldar suas vidas para sempre, pois oram e leem juntos a Palavra de Deus. Cada professor tem sido um exemplo de caráter e testemunho para eles.

 

A educação vence a cultura das drogas

Na década de 1970, as pessoas buscavam um novo ideal, uma nova forma de pensar, e a droga oferecia essa sensação de liberdade. As mortes por overdose cresceram e os adolescentes começaram a tornarem-se um grande público de usuários. Diante dessa realidade, a história da Comunidade S8 começa. Era um local de escape em que os jovens podiam participar de reuniões com música, ensino bíblico, esportes e artesanatos, entre outras coisas.

Para enfrentar a cultura das drogas, a Comunidade se tornou uma escola com uma proposta pedagógica voltada para filhos de dependentes químicos que precisavam de uma educação preventiva. Assim, ensinando princípios que constroem um caráter positivo, a escola se instaurou.

A Avec entrou nessa história em 2010, colaborando com o projeto “Para aprender melhor”, que tem o propósito de oferecer alternativas que transformem a realidade das crianças e adolescentes que estão sem oportunidades de melhor qualidade de vida. Milhares já foram beneficiados desde então.

A luta agora é para receber todo apoio necessário para que a Comunidade S8 consiga permanecer após a pandemia, devido às dificuldades financeiras que aconteceram neste período. A Avec e seus Parceiros Ministeriais farão o possível para isso.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2020. Todos os direitos reservados

AGUARDE