/noticia/346/a-reforma-protestante-e-os-beneficios-para-a-sociedade

Notícias

  • Home
  • Notícias
  • A Reforma Protestante e os benefícios para a sociedade

A Reforma Protestante e os benefícios para a sociedade

Os bons frutos colhidos pela Reforma Protestante foram além do ambiente de fé. A democracia e o ensino público são alguns resultados desse movimento

26/10/2020 A Reforma Protestante e os benefícios para a sociedade

Em 31 de outubro, comemoramos a Reforma Protestante e precisamos ressaltar sua importância não apenas em nossa fé, mas na contribuição para o mundo. A Reforma influenciou na política, nas ciências, nas artes, na educação, na economia, na cultura, nos direitos humanos, no direito à vida, na escola pública. A imprensa deveria dar atenção a algo tão fundamental que mudou a história do mundo. Veja alguns pontos de influência:

 

  1. Democracia:

O modelo democrático criado na Antiga Grécia e esquecido por séculos foi retomado pelos reformadores. Hoje, no mundo ocidental, temos nações democráticas graças à Reforma Protestante.

 

  1. Estado Laico:

Foi a partir da Reforma que houve separação entre Estado e Igreja.

 

  1. Fundação dos Estados Unidos e do Canadá:

Quando houve separação do Estado e da Igreja, os protestantes puritanos foram terrivelmente perseguidos. Eles migraram para os Estados Unidos e para o Canadá, fundaram essas nações que têm bases no protestantismo e que são modelos de democracia no mundo.

 

  1. Reforma e o trabalho:

Na Idade Média, por interpretação equivocada da Palavra de Deus, o trabalho era considerado um castigo de Deus. Só as classes menores eram impostas a isso. As classes mais altas trabalhavam se quisessem. Quem acabou com isso foi Lutero, mostrando a importância e a valorização do trabalho como dom de Deus para as pessoas.

 

  1. A dignidade do trabalho e a importância da produção

Até a Reforma, a economia era baseada na agricultura de subsistência. A partir da Reforma, com a dignidade do trabalho, valorização da produção e o excedente de riqueza, surgiram o sistema bancário, a circulação de moedas, etc.

 

  1. A liberdade religiosa e o Estado Secular

A Reforma tirou o mundo de 300 anos de obscurantismo total onde as pessoas eram obrigadas a seguir uma religião e até morriam. Foi a Reforma que trouxe a liberdade religiosa.

 

  1. A Reforma Protestante e a expansão do conhecimento

Foi a Reforma que conseguiu tirar do povo a ideia de que anjos ou demônios explicam todos os fenômenos naturais. A partir da Reforma se produziu conhecimento e ciência como nunca no mundo.

 

  1. A Reforma Protestante e o ensino público

Foi a Reforma que trouxe o ensino público e gratuito. Isso teve importância gigante para que a Europa tivesse um avanço técnico, científico e cultural.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2020. Todos os direitos reservados

AGUARDE