/noticia/406/voce-sabe-o-que-e-sindrome-da-fadiga-cronica---

Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Você sabe o que é síndrome da fadiga crônica?  

Você sabe o que é síndrome da fadiga crônica?  

Você se sente continuamente cansado sem uma causa aparente? Conheça mais sobre a Síndrome da Fadiga Crônica, destaque da coluna Vida Saudável na Revista Fiel de maio

12/05/2021 Você sabe o que é síndrome da fadiga crônica?  

Você se sente continuamente cansado sem uma causa aparente, independentemente da quantidade de repouso que tenha tido no seu dia? Isso é um possível sintoma de Síndrome da Fadiga Crônica (SFC).
A data 12 de maio foi escolhida como o Dia da Conscientização da Fadiga Crônica. Por isso, neste mês, nossa coluna ressalta informações importantes à sua saúde sobre essa síndrome. Veja abaixo:

- Quais os principais sintomas?
Além do cansaço, outros sintomas importantes são: dificuldade com a memória ou concentração, dor de garganta, presença de gânglios (íngua) dolorosos no pescoço ou nas axilas, dores musculares e nas juntas, dor de cabeça e sono não reparador. O termo síndrome refere-se a um conjunto de sinais ou sintomas, logo inúmeros outros podem estar presentes.

- Quais as causas da SFC?
Diferentes possíveis causas têm sido propostas, incluindo: a depressão, a anemia por deficiência de ferro, a hipoglicemia, a mononucleose, as disfunções glandulares e as doenças autoimunes.

- Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é clínico e de exclusão, ou seja, é feito baseado nos achados da história clínica e exame físico, além de afastar outras doenças, como por exemplo: o hipotireoidismo, a apnéia do sono, a depressão e os efeitos colaterais a medicamentos.

- Como deve ser tratada?
Não há um tratamento específico para a SFC. As medidas visam controlar os sinais e sintomas, utilizando uma combinação de tratamentos como reorganizar as atividades diárias, evitando o estresse físico e psicológico, estimular exercícios físicos de forma gradual, reconhecer crenças e comportamentos negativos, entre outros.


Lembre-se: é importante consultar um médico, pois a fadiga é um sintoma comum a diversas doenças, como infecções, distúrbios endócrinos, cardiovasculares, respiratórios e mesmo psicológicos. Quanto mais precoce o diagnóstico melhor o tratamento e a evolução.
 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2021. Todos os direitos reservados

AGUARDE