/noticia/427/pelo-direito-de-ser-feliz

Notícias

Pelo direito de ser feliz

O Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente lembra os direitos e cuidados que eles merecem. O Projeto Menina Abusada tem defendido essa causa

13/07/2021 Pelo direito de ser feliz

Hoje, 13 de julho, é o Dia do Estatuto da Criança e do Adolescente, que assegura para eles os direitos de cuidados contra explorações e violências, entre outros. É visando essa proteção que o projeto Menina Abusada, realizado pela Maricélia e a Missão Restaurando Vidas, em Sapé-PB, tem se dedicado ao ensino de educação sexual infantil.

Meninas sendo entregues como mercadorias em motéis, leilões de virgens e esquinas de prostituição. Esses temas são chocantes, mas fizeram parte da realidade que estamparam o noticiário sobre Sapé, município no interior da Paraíba. Atuando diretamente contra esses casos, a Missão Restaurando Vidas realiza o projeto Menina Abusada pela luta contra o abuso infanto-juvenil.

“Infelizmente, milhares de meninas ainda vivem nessa condição de trabalho escravo, sendo exploradas sexualmente. É preciso acordar e nos mobilizar contra essas violações de direitos de nossas crianças e adolescentes. Essa tem sido nossa luta”, diz Maricélia Ferreira, a idealizadora do projeto. Levantando essa bandeira, ela e a equipe acreditam que a informação é a melhor forma de prevenção à violência sexual.

A violência e o abuso, às vezes, estão bem próximos e podem ser cometidos dentro de casa. Justamente por esse perigo ser multiplicado dentro dos lares, o projeto Menina Abusada está comprometido na educação sexual infanto-juvenil, para que a própria criança saiba entender e denunciar quando há algo de errado.

O projeto realizou capacitação de conselheiros tutelares e professores, inclui a educação sexual como tema transversal em creches e criou um caderno de atividades pedagógicas de prevenção à violência sexual. Secretarias de municípios próximos foram visitados para que o projeto também fosse implementado.

Maricélia Ferreira recebeu a Comenda Augusto dos Anjos na Câmara Municipal de Sapé, que é a mais alta honraria daquela casa legislativa, em razão do trabalho social e da luta de mais de uma década contra a violência sexual a crianças e adolescentes. “Grata a Deus por tudo e à AVEC, que tem nos proporcionado a realização desses trabalhos”, agradece. A Missão Restaurando Vidas é um dos projetos sociais apoiados pela Avec, que recebe doação mensal para sua realização.


PELO DIREITO à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
CONTRA qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2021. Todos os direitos reservados

AGUARDE