/noticia/44/casamento_coletivo_no_complexo_de_bangu__rj_2013

Notícias

Casamento coletivo no complexo de Bangu - RJ (2013)

A Associação Vitória em Cristo realizou no final de 2013 o enlace matrimonial de cerca de 60 detentos de presídios do Rio de Janeiro.

08/01/2014 Casamento coletivo no complexo de Bangu - RJ (2013)

A Associação Vitória em Cristo realizou no final de 2013 o enlace matrimonial de cerca de 60 detentos de presídios do Rio de Janeiro. Com a ajuda dos Parceiros Ministeriais, a Avec custeou as despesas do cartório, buffet, vestido de noiva, terno do noivo, alianças de ouro e a decoração da igreja.

Com cerimônia para amigos e familiares dos noivos, os casamentos coletivos aconteceram nas unidades prisionais Plácido Sá Carvalho, Vicente Piragibe, Moniz Sodré, Esmeraldino Bandeira, Pedro Mello, Gabriel Castilho, Serrano Neves e Jonas Lopes, todas localizadas no Complexo de Gericinó, em Bangu.

Clique no link para ver a Galeria de Fotos

Momento solene

A solenidade foi dirigida pelo pastor Paulo César Amorin, que trabalha no sistema penitenciário há 20 anos como agente religioso e realiza os casamentos coletivos há mais de três. “Eu quero agradecer a Associação Vitória em Cristo e ao pastor Silas Malafaia por possibilitar todos esses acontecimentos dentro do sistema carcerário em benefício de pessoas tão sofrida e que têm sido abençoadas pelo poder de Cristo”, comentou. “Muitos dos que já saíram da prisão, eu tive a experiência de encontrá-los lá fora e conversar com eles. Isso é altamente recompensador para mim, pois o evangelho transforma. A ressocialização nos presídios se deve principalmente à evangelização. O evangelho tem o poder de transformar tudo”, concluiu o pastor.

A emoção tomou conta dos casais que, ao dizer sim em frente ao altar, não contiveram as lágrimas. Após a mensagem abençoadora do pastor Paulo César, os noivos trocaram as alianças doadas pela Avec e selaram a união diante da família e dos demais convidados. A pastora Elizete Malafaia, que prestigiou o casamento em um dos presídios, também teve a oportunidade de orar e abençoar a vida dos recém-casados.

Entre os casais estavam Victor e Érica Malfacini. “A realização do nosso casamento faz parte dos planos de Deus para nossa família. Infelizmente, por um erro eu vim parar neste lugar, mas aqui conheci Jesus, e o Espírito Santo fez a obra”, declarou o detento. “Sou grata a Deus e a Avec por nos proporcionar esse momento tão especial”, completou a esposa.

A noiva Iracema Rosa que, na ocasião, comemorava seu aniversário, declarou: “Hoje é um dia muito especial para mim, pois ganhei dois presentes maravilhosos”. Emocionado, o detento Erinaldo Andrade completou: “Eu não tenho palavras para expressar a alegria que estou sentindo. Eu estava esperando a hora certa para que isso acontecesse, e hoje chegou o dia. Deus nos abençoou e, graças a Ele, minha esposa também se entregou a Jesus. Isso é mais uma vitória na minha vida”.

A ação promovida pela Associação Vitória em Cristo causou um impacto positivo junto ao Sistema Prisional. Segundo o diretor de uma das unidades, Carlos Rogério Campos, a igreja tem uma participação crucial na recuperação dos internos. “Eu sempre digo que há três alicerces importantes para a ressocialização dos presos: o trabalho, o estudo e a religião, e a Avec tem realizado essa obra aqui dentro”.

Ciente de que o apoio de familiares é essencial para a nova história de vida dos detentos, o diretor ainda ressaltou o quanto é importante a presença de pais, filhos, parentes e amigos dos casais nos casamentos coletivos para abençoar a concretização desse sonho. “A família possui um papel fundamental na recuperação de cada preso”.

Lêda Vieira, que coordena os projetos da Avec dentro dos presídios também destacou a necessidade do acompanhamento dos familiares para a recuperação dos reclusos. “O nosso objetivo é restaurar vidas. E quando conseguimos fazer com que a família do interno seja restaurada é o começo da mudança. Nós acreditamos que se eles não mudarem, além de não existir futuro, não haverá mais nada que fará estes homens mudarem suas mentes e seus corações”.

É por isso que a Associação Vitória em Cristo, em seus mais de 30 anos de existência, tem como seu principal objetivo investir na família, patrocinando projetos como estes, cujos frutos são vidas ressocializadas e transformadas pelo poder da evangelização.

Sonho realizado

Foi dentro do presídio que os detentos conheceram a Cristo e se converteram ao Evangelho. Para eles, a cerimônia representou mais que uma mera formalidade, mas significam a construção de um relacionamento sólido diante de Deus.

Juntos há mais de sete anos, Rafael de Deus e Luciana Vale contaram sobre essa realização. “Eu sempre quis uma esposa que me fizesse feliz e ela foi a que Deus enviou a mim, por isso eu me sinto muito grato por esse dia. Casei aqui nesse lugar, mas pretendo sair, e quando eu estiver fora, darei continuidade a minha nova vida com Cristo”. A esposa concluiu: “Para mim, a ajuda da Avec foi muito importante. Eu estou feliz de estar casada e esperançosa de permanecermos juntos para sempre, pois casamos para obedecer a vontade de Deus”.

Com esse mesmo propósito, o casal Lucas Carvalho e Adriana Soares, juntos há um ano e sete meses, emocionaram-se ao falar sobre a alegria de conquistar esta vitória. “Nós resolvemos casar, pois nos amamos muito. Por mim, não a deixarei nunca mais. Esperamos ser muito felizes”, disse Lucas. Com lágrimas nos olhos e um sorriso no rosto, a esposa, que esperava por esse dia desde os 16 anos, quando o conheceu, finalizou: “Estou muito grata pela ajuda da Avec. Não tenho palavras para expressar o tamanho da minha felicidade”.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados