/noticia/440/a-importancia-da-psicologia-nos-projetos-sociais

Notícias

A importância da psicologia nos projetos sociais

“Tive uma crise de ansiedade, mas sabia que tinha com quem contar". Testemunhos como esse do Leonardo têm mostrado o papel essencial do psicólogo na restauração de vidas

27/08/2021 A importância da psicologia nos projetos sociais

Todos nós carregamos histórias e marcas que tocam nosso emocional e nos transformam na pessoa que somos. Nos projetos sociais, principalmente, encontramos muitos que carregam um histórico de dores. Alguns desses acabaram se envolvendo com drogas, outros acabaram morando na rua. Têm aqueles que foram impactados por diagnósticos inesperados e aqueles que vivem em um cenário de pobreza, onde a preocupação é sobre o que vão comer e não sobre como se sentem. Reconhecendo essas necessidades e visando um bem total dessas pessoas, a psicologia tem sido cada vez mais implementada nos projetos.

“Mais do que dar as cestas básicas, falamos da importância de olhar para si. Muitas sofrem suas dores de forma solitária. Apenas carregam cicatrizes, traumas e muitas feridas”, conta Maricélia Ferreira sobre o projeto Três Marias, que tem reunido mulheres de regiões carentes na Paraíba com equipe de psicólogas e missionárias para restaurar a identidade delas.

Nas casas de reabilitação para dependentes químicos, a ajuda psicológica é essencial para reconstruir novos hábitos e pensamentos que os ajudem a viver longe das drogas. Leonardo Costa, ex-interno da Casa de Maquir, testemunha sobre o quanto isso foi importante: “Tive uma crise de ansiedade, mas sabia que tinha com quem contar. Aqui temos todas as ferramentas para resgatar as pessoas emocionalmente”. No Lar Amor Maior, os idosos têm atendimento individualizado com a psicóloga Andreia Dias. Além disso, participam de trabalhos em grupo que ajudam na interação social e estimulação da memória, entre outras atividades.

Esse suporte também é fundamental para pais e cuidadores de crianças com autismo. No CORA (Centro de Otimização para Reabilitação do Autista), a Carolina Moreira, mestre em psicologia, deu suporte para ajudá-los a desenvolver a aprendizagem por meio de brincadeiras.

Essa profissão é essencial, e nós somos gratos pelo papel que exercem. No dia 27 de agosto, parabenize um psicólogo pelo dia de sua profissão!
 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2021. Todos os direitos reservados

AGUARDE