/noticia/444/setembro-amarelo--cuide-das-suas-emocoes

Notícias

Setembro amarelo: Cuide das suas emoções

A importância de admitir a fragilidade e pedir ajuda para vencer pensamentos suicidas e doenças provenientes da depressão

10/09/2021 Setembro amarelo: Cuide das suas emoções

As Olimpíadas de Tóquio encerraram mês passado, mas deixaram no ar uma importante pauta que merece destaque neste Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio: a importância de cuidar das suas emoções.
Simone Biles é uma ginasta norte-americana de 24 anos com 25 medalhas em campeonatos mundiais, sendo quatro ouros olímpicos conquistados na Rio-2016. Com esses números, ela concentrava uma grande expectativa. Porém, ela anunciou que não participaria das finais olímpicas deste ano, justificando que sentia como se o peso do mundo estivesse sobre suas costas e que havia grande estresse e pressão em sua rotina.
Você se identifica com essa história? É preciso saber identificar quando há falta apenas motivação para concluir algo ou quando suas emoções estão dando um sinal de alerta. Para os psicólogos, Simone teve coragem de ser vulnerável. Em uma geração que fabrica felicidade para compartilhar nas redes sociais, se demonstrar imperfeito é um ato de valentia.
O Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, em 10 de setembro, tem ressaltado ano após ano dados chocantes. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais, sendo em primeiro lugar a depressão. Uma das ferramentas mais eficientes contra o suicídio é quando alguém admite a fragilidade e encontra alguém para conversar sobre isso, como fez Simone.
Para o doutor Don Colbert, autor do livro Emoções Mortais, há outro agravante: “Indivíduos deprimidos costumam ter maus hábitos de saúde, o que os expõe a riscos ainda maiores de desenvolver diversos tipos de doenças”. Segundo estudos, a depressão pode aumentar a chance de doenças cardiovasculares, osteoporose e, em alguns casos, o câncer.
Cuide das suas emoções. Está parecendo pesado demais? Converse com alguém e considere buscar ajuda psicológica.

----
Se você precisa de ajuda, procure alguém próximo ou ligue para 188, e o Centro de Valorização à Vida (CVV) vai te dar o suporte necessário.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2021. Todos os direitos reservados

AGUARDE