/noticia/455/obesidade--quais-os-riscos-e-como-prevenir

Notícias

Obesidade: quais os riscos e como prevenir

No Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, 11 de outubro, vamos ressaltar a importância de tomarmos alguns cuidados. Veja abaixo algumas perguntas e respostas

11/10/2021 Obesidade: quais os riscos e como prevenir

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde publica no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é possível que, até 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão considerados obesos. O Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, em 11 de outubro, ressalta a importância de tomarmos alguns cuidados. Veja abaixo algumas perguntas e respostas.

O que é obesidade?
A obesidade é uma condição que envolve a quantidade excessiva de gordura corporal e pode ser causada pelo consumo excessivo de alimentação e a falta de atividade física. No entanto, também existem outros fatores que podem levar ao desenvolvimento da obesidade e que fazem com que seja mais fácil aumentar de peso.

O que caracteriza que alguém é obeso?
A forma mais recomendável para a classificação de um indivíduo adulto obeso é a avaliação do peso corporal, o IMC (Índice de Massa Corporal). Esse índice é calculado dividindo o peso do individuo (em quilogramas) pelo quadrado de sua altura (em metros).
[Veja o quadro na imagem no topo da notícia]

O que causa obesidade?
As principais causas são: Alimentação rica em açúcar, gordura e carboidratos; falta de atividade física; predisposição genética; alterações hormonais; distúrbios emocionais; remédios que engordam; diminuição da dopamina.

Quais problemas de saúde podem ser provocados pela obesidade?
A obesidade pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde como doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e até certos tipos de câncer, e por isso, deve-se consultar um endocrinologista para avaliar o estado de saúde e fazer uma dieta orientada por um nutricionista.

Como perder peso?
Se a causa for alimentação ou falta de exercício, é necessário fazer mudanças na dieta incluindo uma alimentação balanceada e rica em frutas, legumes, verduras, fibras e água. Quanto ao exercício, o ideal é que, para perder peso, sejam feitos de 150 a 300 minutos de atividades físicas por semana. Se a razão for outra, a orientação médica é primordial.
 

 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2021. Todos os direitos reservados

AGUARDE