/noticia/470/vida-saudavel--chega-de-insonia-

Notícias

Vida Saudável: Chega de insônia!

Na Revista Fiel de dezembro, a coluna Vida Saudável abordou o problema da insônia. Veja dicas de como evitar este mal

20/12/2021 Vida Saudável: Chega de insônia!

Paula deita para dormir, mas começa a pensar no trabalho, na atividade da igreja no próximo fim de semana, o que as crianças vão comer no dia seguinte e na amiga que não respondeu a mensagem do whatsapp. Você se identifica com a Paula? Essa dificuldade de dormir ou de conseguir manter um sono contínuo, o qual chamamos de insônia, é um mal que atinge cerca de 30 a 50% dos brasileiros.

Você sabia que esse quadro de insônia a longo prazo pode afetar seus níveis de humor e, em casos extremos, pode levar a pessoa a quadros de depressão e ansiedade? Um estudo realizado na China analisou as reações cerebrais de 23 pessoas com insônia (primária ou grave) e constatou que essas pessoas, que sofrem com a falta de sono com frequência, tiveram danos nas partes brancas do cérebro e principalmente na área responsável por controlar as emoções.

De acordo com a revista científica Radiology, outros estudos ainda precisam ser realizados para analisarem se a insônia é a causa ou a consequência desses danos cerebrais que foram encontrados. Mas, se você sofre de insônia, lembre-se de procurar um médico caso esteja frequente. Você também pode tentar prevenir utilizando essas dicas abaixo:

- Experimente mudar sua rotina na hora de dormir. Realize algumas atividades que ajudem a relaxar ao deitar, como ouvir música, ler, conversar e ver um filme.
- Evite consumir alimentos ou bebidas à base de cafeína muito próximo aos horários de dormir; 
- Tome cuidado com os medicamentos de uso frequente. Remédios para congestão nasal e até mesmo vitaminas podem ter estimulantes. Na dúvida, consulte seu médico. 
- Faça exercícios com frequência, mas não muito próximos da hora de dormir, pois pode ser prejudicial ao sono.
- O leite possui algumas propriedades importantes e que ajudam a relaxar os músculos e induzir o sono. Chá de camomila também pode ajudar. 
- Para finalizar, só levante da cama depois de 30 minutos acordado. Permanecer deitado com insônia pode aumentar a ansiedade, irritar e gerar ainda mais insônia. 
 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2022. Todos os direitos reservados

AGUARDE