/noticia/595/a-luta-da-avec-para-preservar-a-infancia

Notícias

A luta da Avec para preservar a infância

Diante de tristes realidades que tocam a vida de muitas crianças, a Associação Vitória em Cristo apoia projetos que abraçam a luta por um presente e futuro melhor

27/03/2023 A luta da Avec para preservar a infância

Você sabia que, a cada quinze minutos, uma criança sofre violência sexual no Brasil? E sabia que 80 mil crianças e adolescentes estão em condições de trabalho doméstico condenáveis?¹ Consegue observar que a participação no mundo do crime e das drogas têm começado cada vez mais cedo? Essa realidade nos choca e nos coloca diante da necessidade de lutar pela preservação da infância.

A infância é uma fase crucial para o desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo do indivíduo. Tudo o que é vivenciado nesse período da vida proporcionará efeitos na vida adulta. É fundamental que a criança se sinta protegida, que brinque, que estude, se relacione e se sinta estimulada em relação ao futuro. O desenvolvimento infantil acontece através do lúdico, isto é, a criança precisa brincar para crescer. Diante disso, observamos de maneira ainda mais grave o quanto colherão danos de uma infância de abuso e violência.

A Associação Vitória em Cristo leva tudo isso muito a sério, e a forma que conseguimos contribuir para a preservação da infância é apoiando projetos sociais que realizam trabalhos excelentes para crianças e adolescentes. Por exemplo, você conhece a missão que apoiamos na Paraíba? O Projeto Menina Abusada está presente 45 municípios em todo o Estado, que era conhecido por apresentar índices alarmantes quanto ao número de casos de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é sensibilizar e formar profissionais de saúde, de educação, ação social e conselheiros tutelares com a capacidade de identificar casos de abuso, saber como tratá-los e como preveni-los, garantindo sempre o direito do menor.

Em São Gonçalo (RJ), a Avec apoia a Comunidade S8, que oferece atividades socioeducativas para promover justiça social e prevenção do uso de drogas por crianças da região desde 1976. Antes ou depois de ir para a escola, participam de aulas de futsal, jiu-jitsu e xadrez. E está comprovado: o esporte é um poderoso aliado para prevenir e combater o crime.

Nas comunidades do Rio de Janeiro, como o Complexo da Maré e a Gardênia Azul, atua a Asbepe (Associação Beneficente Projeto Elikya), que oferece gratuitamente oficina de reforço de aprendizagem, de música, de esportes, de informática, de artes e apoio emocional. Além disso, oferece cursos profissionalizantes a crianças e adolescentes que pedem dinheiro em semáforos. As obras da Asbepe também alcançam crianças no Vale de Jequitinhonha (MG) e em Luanda, na Angola. Ainda na África, precisamos ressaltar a importância da missão em Guiné-Bissau, que anualmente proporciona alfabetização, educação e princípios bíblicos a mais de 500 crianças.

Essa luta também é sua. Não feche os olhos para a realidade das crianças. Se você quer ajudar, clique aqui e junte-se a nós e, sendo um Parceiro Ministerial da Avec, contribua com todos esses projetos.

___
¹Os dados citados são da UNICEF, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados

AGUARDE