A depressão é um dos piores males da humanidade. É a tristeza da alma, é uma exaustão física, mental e emocional. A depressão está entre as doenças de maior incidência, mas é a menos diagnosticada. A maioria não sabe que tem e quem sabe não aceita como doença legítima. Por causa disso, essas pessoas podem ter uma vida de sofrimento e estragar oportunidades e relacionamentos.
Uma das coisas que impede um depressivo de buscar ajuda é que, muitas vezes, encontra pessoas preconceituosas que não levam a doença a sério. Acham que é um problema de caráter, que é preguiça ou que não consegue trabalhar apenas por não querer. Na igreja, isso também é um problema. Alguns cristãos pensam que tudo é espiritual e acham que buscar ajuda médica enfraquece a fé. Que ignorância!
Os dados sobre depressão são alarmantes e precisam de atenção. Cerca de 15% da população mundial deve passar por depressão em alguma época da vida, seja por motivos internos ou externos. Atualmente, 20% das pessoas que têm depressão e não tratam acabam cometendo suicídio. Desses, 80% poderiam ter sido salvos se fossem tratados.
Se você quer ajudar alguém que está em depressão, primeiramente, não banalize a realidade dessa doença. Alguns sintomas que podemos observar é se a pessoa se sente como o profeta Elias em 1 Reis 19: queria viver isolado, tinha perdido o ânimo, desejou morrer e estava prostrado. Vejamos como Deus lidou com essa situação: deu comida para repor a energia, colocou para descansar da exaustão e o levou a reflexão perguntando “O que fazes aqui?”.
Deus corrigiu a visão de Elias acerca da realidade. Por isso, ser um encorajador é importante. Quando Paulo passava por aflições, Deus enviou Tito (2 Coríntos 7.6) e Onesíforo (2 Timóteo 2.16).
Se você está depressivo, busque ajuda médica e lembre-se: o passado ficou para trás e Deus tem um futuro intacto para você. “Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás” Salmos 50.15.
por SILAS MALAFAIA
Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.