/noticia/619/elizete-malafaia--a-importancia-de-ter-autocontrole

Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Elizete Malafaia: A importância de ter autocontrole

Elizete Malafaia: A importância de ter autocontrole

No artigo de julho da Revista Fiel, a pastora Elizete Malafaia falou sobre como é necessário ter autocontrole, baseada no texto de Provérbios 25.28

24/07/2023 Elizete Malafaia: A importância de ter autocontrole

Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas”. (Provérbios 25.28)

As cidades antigas eram cercadas por grandes muralhas. Elas serviam de proteção para todo o povo da cidade e também para marcar seu território. E era em cima das muralhas, nas torres, onde ficavam alguns soldados vigiando e controlando quem se aproximava. Dentro das muralhas, o povo vivia com suas famílias em tranquilidade e em paz, pois sabia que estava protegido naquele local e que, ao sinal de qualquer perigo, seria avisado para se proteger.

A pessoa sábia tem o cuidado de construir fortes muralhas espirituais e emocionais porque entende a importância delas para vencer e derrotar os inimigos de sua alma.

As muralhas que devemos erguer precisam ser construídas nos princípios da Palavra de Deus. São elas:

- meditação na Palavra;
- oração;
- louvor;
- adoração;
- jejum;
- comunhão com os irmãos.

Já a pessoa INSENSATA não tem sabedoria. Ela é indiscreta, insensível, incontrolável nas áreas espiritual, emocional e física. Não consegue ter domínio próprio diante de alguns alimentos, por isso come até não aguentar mais e passar mal, pecando pela gula.

Outras, vivem de altos e baixos na vida cristã. Não têm maturidade e vivem atrás de novidades. São emocionalmente instáveis, não conseguindo manter relacionamentos saudáveis. Tornam-se indiscretas e sem noção. Não têm limites e abusam da boa vontade dos amigos.

Devemos estar vigilantes o tempo todo, pois os inimigos são imprevisíveis e persistentes. Se mantivermos nossas muralhas firmes, não seremos pegos de surpresa e assim não seremos vulneráveis às tentações.

Vamos ter autocontrole e domínio próprio!

por ELIZETE MALAFAIA

Este é um artigo da Revista Fiel de julho. Clique aqui para acessar as edições da Revista Fiel
 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados

AGUARDE