/noticia/640/outubro-rosa--prevenir-e-uma-das-melhores-formas-de-lutar

Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Outubro Rosa: Prevenir é uma das melhores formas de lutar

Outubro Rosa: Prevenir é uma das melhores formas de lutar

Chegamos em outubro, mês da campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama

03/10/2023 Outubro Rosa: Prevenir é uma das melhores formas de lutar

Esse é o mês mais rosa do calendário em todo o mundo, e por um motivo muito necessário: uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Como a campanha surgiu?
O Outubro Rosa teve início na década de 90, quando vários estados se uniram para realizar ações sobre o câncer de mama. Após a aprovação do Congresso Americano, o período ficou conhecido como o mês nacional de prevenção do câncer de mama. No Brasil, o primeiro ato público aderindo essa campanha foi em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor rosa. Desde então, diversos símbolos do país, como o Cristo Redentor, ganharam as cores dessa causa no mês de outubro.

Por que isso é importante?
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. No Brasil, ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres. 

Quais sinais deve se atentar?
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Como prevenir?
Esses fatores não promovem sozinhos o desenvolvimento do câncer de mama, mas, para uma prevenção primária da doença, é bom praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.
Crie o hábito de realizar o autoexame das mamas mensalmente. Ele deve ser feito preferencialmente no 7º ou 8º dia após o início da menstruação, e é super importante para um diagnóstico, já que cerca de 90% dos tumores são detectados pela própria paciente.
 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados

AGUARDE