/noticia/644/um-lugar-de-acolhimento-e-novidade-de-vida

Notícias

Um lugar de acolhimento e novidade de vida

No Centro Terapêutico Filhos da Promessa, os homens recebem apoio na lutra contra as drogas, na volta às aulas e idosos são acolhidos

16/10/2023 Um lugar de acolhimento e novidade de vida

Alguém decidido a recomeçar e lutar contra a dependência química precisa de muito apoio para perseverar. O pastor Iaraçu Santos sabe bem disso, pois viveu esse dilema na pele, e essa experiência pessoal gerou a Comunidade Terapêutica Filhos da Promessa, um lugar de acolhimento e novidade de vida.

Iaraçu enfrentou problemas com uso de drogas por aproximadamente oito anos. Durante esse período, foi internado duas vezes. Após a segunda internação, decidiu compreender melhor sobre o real problema da dependência química. Foi assim que ele iniciou o trabalho no projeto Filhos da Promessa. “Quando comecei esse trabalho, muitos não acreditavam no sucesso dele e tinha recursos limitados. Mesmo assim, com a confirmação de Deus em meu coração, busquei um espaço para alugar. Nos primeiros dias, vendíamos produtos de limpeza para cobrir as despesas”, conta.

Atualmente, a Comunidade Terapêutica Filhos da Promessa é um espaço residencial que fica no bairro Santa Cândida, em Itaguaí (RJ). Lá, 30 homens são assistidos na parte física, mental, espiritual e comportamental. Eles são envolvidos em atividades terapêuticas, laborais, físicas, e de lazer, além da participação em cultos. Os familiares também recebem orientações por meio de palestras semanais.

A equipe multidisciplinar é um pilar robusto dessa comunidade, pois é composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, pedagogos, assistentes sociais, pastores, conselheiros, estagiários de serviços sociais, psicanalistas e monitores. Cada membro desempenha um papel essencial no processo de recuperação e reintegração dos internos. 

A missão dessa equipe não se limita à dependência química. Eles investem no potencial e valor de cada ser humano, como, por exemplo, o projeto "Volta às Aulas", que contribui com a educação, alfabetização e conclusão do Ensino Fundamental. A Comunidade também abriu os braços para acolher uma nova faixa etária: os idosos. Atualmente, seis idosos, com idades entre 61 e 75 anos, estão lá recebendo o carinho, cuidado e atenção que merecem.

TESTEMUNHOS
O apoio desse projeto tem escrito novas histórias de fé, resiliência e transformação. Conheça alguns testemunhos: 

1. Evanildo Tyler, 47 anos:
Quando Evanildo chegou à instituição, trazia consigo um histórico profundo de uso abusivo de múltiplas substâncias. Além disso, estava em um quadro de surto psicótico com delírios de perseguição, e sua vida estava completamente fora de controle. Após doze meses, não só se recuperou, mas também iniciou uma jornada de fé, tornando-se pastor assembleiano.

2. Jonathan Francisco, 25 anos:
No início de 2022, Jonathan foi apresentado à Comunidade com um grave histórico de uso abusivo de substâncias e pensamentos suicidas que assombravam sua mente. Com determinação e apoio, concluiu o acolhimento com êxito no final daquele ano. Hoje, é um exemplo de reinserção, não só com sua família, mas na sociedade como um todo. Ele brilha no setor de mídia de sua igreja. É um jovem cheio de potencial!

3. Matheus dos Santos Silva, 26 anos:
Quando chegou na Comunidade, Matheus carregava o peso do uso abusivo de cocaína e a angústia de ter perdido o controle de sua vida. No entanto, durante os 12 meses que passou ali em 2022, redescobriu sua força e dignidade. Ele retomou sua posição como pai, restaurou sua conexão espiritual e iniciou seu próprio negócio. Atualmente, vive como um membro ativo e produtivo de nossa sociedade.
 

Contribua com esse e outros projetos doando pelo site ou pelo PIX avec@vitoriaemcristo.org

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados

AGUARDE