/noticia/683/silas-malafaia---tome-cuidado-com-esses-ladroes-da-alegria-

Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Silas Malafaia: "Tome cuidado com esses ladrões da alegria"

Silas Malafaia: "Tome cuidado com esses ladrões da alegria"

No artigo de fevereiro da Revista Fiel, o pastor Silas Malafaia falou sobre como a ansiedade, o estresse e o medo podem roubas nossa alegria

12/02/2024 Silas Malafaia:

Minha gente, o apóstolo Paulo nos ensina algo importante em Filipenses 4.4: “Alegrai-vos sempre no Senhor”. E isso é tão importante que, na sequência, ele insiste “outra vez digo: alegrai-vos”. Porém, meus irmãos, existem três ladrões de alegria no nosso dia a dia, e você pode não pode brincar com eles: a ansiedade, o estresse e o medo.

A ansiedade é uma ladra da alegria. Ela traz sensação desconfortante de medo e apreensão a respeito de alguma coisa que ainda não aconteceu; faz com que você só enxergue o que vai dar errado, e nunca o que vai dar certo; produz um impacto físico e químico no cérebro humano; produz doença e trava seu potencial. Não brinque com a ansiedade. Fique atento aos sinais de ansiedade em sua vida. Se for grave, procure ajuda profissional.

O estresse e o medo também são ladrões da alegria. Geralmente, o estresse é ocasionado pela carga excessiva de trabalho ou algo que gera uma pressão emocional além do normal. O medo é um instrumento poderoso para te paralisar.

Qual o remédio então? O primeiro remédio está em Salmos 118.24: “Este é o dia que fez o Senhor; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele”.  Você já deu glória a Deus pelo dia de hoje? Se alegre! Você está vivo!

Um dos remédios contra a ansiedade é regar seu coração com as palavras de Jesus em Mateus 6.34: “Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus próprios males”. Ou seja, viva um dia de cada vez. Lance sua ansiedade sobre Deus (1 Pedro 5.7). Como? Por meio de orações, súplicas e ações de graças (Filipenses 4.6). Ore. Fale para Deus. Seja cheio do Espírito Santo, para que a amargura e emoções negativas não encontrem lugar em você.

Para finalizar, quero citar mais um remédio muito importante: aprender a perdoar. Além de liberar perdão ser importante espiritualmente, pois a oração do Pai Nosso nos ensina que somos perdoados se perdoarmos (Mateus 6) e a falta do perdão dá legalidade ao diabo (2 Coríntios 2.10-11), nos afeta também emocionalmente. Quando você não perdoa, acaba revivendo a situação toda vez que lembra do fato ou vê a pessoa envolvida. É como se estivesse acontecendo agora, é uma ferida na alma que não está cicatrizada e torna seu estado emocional vulnerável e suscetível a ser paralisado por desânimo e depressão.

Meus irmãos, estamos ainda no início de 2024. Vigie! Não deixe esses ladrões roubarem sua alegria nesse ano.
 

POR SILAS MALAFAIA

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados

AGUARDE