/noticia/686/na-luta-contra-as-drogas

Notícias

Na luta contra as drogas

O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado em 20 de fevereiro, destaca a importância de conscientizar a população sobre esses riscos

20/02/2024 Na luta contra as drogas

A luta contra as drogas vai além de uma questão de saúde e segurança pública que afetam comunidades e a sociedade como um todo. O uso indevido de substâncias começa causando impactos devastadores que afetam famílias e que destroem futuros. O Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, celebrado em 20 de fevereiro, destaca a importância de conscientizar a população sobre esses riscos.

A curiosidade é uma porta de entrada para muitos jovens que começam a usar drogas e que não estão conscientizados sobre seus danos. Foi assim com o pastor Iaraçu Santos. Quando ele tinha 13 anos, foi atraído às drogas por curiosidade. Aos 14, ele já sofria por sentir que não tinha mais controle de suas vontades e a desistiu dos estudos. Ele precisou recomeçar, mas não foi tão simples assim: “Mudei-me com minha mãe para o Rio de Janeiro. Lá, consegui me afastar das drogas por um tempo, casei-me e comecei uma nova vida. Mas a dependência, implacável, me alcançou novamente, desfazendo a paz que eu havia construído”, conta.

Iaraçu precisou ser internado, e isso foi um choque que o levou a compreender a que ponto havia chegado. Porém, ao deixar a clínica, rapidamente recaiu. Na segunda internação, canalizou seu sofrimento em força para ajudar outros. Com suporte de sua esposa e filhos, permaneceu firme. Hoje, ele lidera a Comunidade Terapêutica Filhos da Promessa, onde utiliza sua história como ferramenta para ajudar outros.

A Avec tem a alegria de apoiar a Comunidade do pastor Iaraçu e de ver quantos testemunhos surgem dali. Porém, infelizmente, nem todas as histórias têm final feliz e a luta do dependente químico é intensa e constante. É preciso conscientizar os jovens dos riscos antes de entrarem nesse mundo. É preciso, sobretudo, alertar que o consumo de álcool, embora seja lícito, é uma porta de acesso a outras drogas e também pode causar danos. A dependência química do álcool, assim como de outras drogas, tem consequências devastadoras para a saúde física, emocional e social.

Avec está na luta contra as drogas
A Avec considera essencial apoiar projetos que visam a recuperação de dependentes químicos. Além de apoiar a Comunidade Terapêutica Filhos da Promessa, realiza também doações para a Casa de Maquir, o Palácio de Ester e a Casa Renascer. Todos esses projetos trabalham incansavelmente na transformação de vidas. Entendendo a importância da conscientização como prevenção, a Avec apoia projetos que oferecem atividades socioeducativas para crianças e adolescentes, como a Comunidade S8 e a Asbepe, com o objetivo de oferecer educação e mantê-los longe de maus caminhos.

Clique aqui para conhecer os projetos apoiados pela Avec e tornar-se um Parceiro Ministerial que contribui com essa missão.

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados

AGUARDE