O segundo domingo de junho é dedicado à comemoração do Dia do Pastor. Os homens e mulheres com esse chamado têm o privilégio de cuidar de tantos corações e ensiná-los acerca da Palavra de Deus. Entretanto, meus irmãos, o ministério pastoral exige grande responsabilidade. Não é só um título que faz alguém pastor, mas sim o comprometimento. Os pastores precisam ser bons líderes, e para isso podemos nos espelhar no exemplo do apóstolo Paulo. Veja algumas marcas de sua liderança:
1. Profunda comunhão com Deus
O apóstolo Paulo tinha profunda comunhão com Deus, e nós podemos imitar alguns elementos que o levaram a esse lugar. Como Paulo, nós devemos orar sem cessar (2 Ts 5.17) e buscar conhecimento por meio de livros e da Bíblia (2 Tm 4.13).
2. Não abre mão da verdade do Evangelho
Paulo combatia os falsificadores da Palavra (2 Co 2.17). Hoje, também, precisamos combater ideias falsas como a hiper graça. É um tempo muito perigoso de falsificação do Evangelho em que inventam novos nomes para criar novas doutrinas.
3. Sabe viver em qualquer situação
Paulo sabia passar pelas situações sem ser abalado (Fp 4.12). As necessidades não suprimiam seu contentamento e as farturas não o alimentavam com arrogância.
4. Sabia fazer amigos
O apóstolo tinha muitos cooperadores e parceiros no ministério. Nós somos membros de um corpo e não podemos viver isolados, assim como não podemos isolar outros irmãos e viver em um clubinho.
5. Possui uma maneira especial de encarar adversidades
Ele não olhava para o momento da adversidade, mas para o resultado (Rm 5.3). Quem tem propósito na vida tem que ter pré-disposição para enfrentar adversidades.
6. Não abre mão de seus objetivos
Paulo era focado no propósito. Em Filipenses 3.13, ele diz “[...] Uma coisa eu faço: [...] prossigo para o alvo”. Ele fazia o que cabia a ele. Nem tudo é sobrenatural. O que pode ser feito, faça.
7. Cheio do Espírito Santo
Há vários relatos no livro de Atos sobre como Paulo era cheio do Espírito Santo, e ele deixa esse mesmo ensinamento a nós em Efésios 5.18.
8. Um adorador por excelência
Em Atos 16.25, vemos que nem as más circunstâncias paralisam a adoração de Paulo.
9. Uma vida exemplar que desafia outros a imitá-lo
Paulo podia dizer aos seus discípulos para imitá-lo, porque ele era um imitador de Cristo (1 Co 11.1).
10. Preservou a fé
Em tudo o que passou, Paulo chegou ao fim da vida com a forte declaração de que guardou a fé. Teve luta, adversidades, mas guardou a fé.
POR SILAS MALAFAIA
- Artigo da Revista Fiel de junho
Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.