/noticia/73/contra_a_violncia_sexual_infantil

Notícias

Contra a violência sexual infantil

Projeto social apoiado pela Avec promove ações de conscientização no interior da Paraíba

09/04/2018 Contra a violência sexual infantil

Sapé é um dos municípios de Paraíba com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) e maior incidência de casos de abuso sexual contra menores. Dentro desse cenário, a Associação Missão Restaurando Vidas (AMRV) atua no enfretamento dessa violação infanto-juvenil na região e já beneficiou em torno de 400 pessoas, gerando esperança e renovação espiritual durante toda a sua trajetória.

De acordo com Maricélia Ferreira, coordenadora do projeto, a situação socioeconômica de Sapé é um dos fatores que contribuem para a ocorrência dos casos: “A cultura do machismo e a situação das famílias de Sapé favorece tal prática”, garante.

Por isso, a prevenção é uma das características mais fortes da associação. Palestras em escolas, com o acompanhamento de psicólogos e pedagogos, e teatros de rua são algumas das atividades desenvolvidas. Maricélia explica que a sensibilização e conscientização da população sobre a causa defendida é importante para combater o abuso: “A ideia é mostrar a grave situação das crianças e adolescentes envolvidas na exploração sexual”.

Reuniões com lideranças comunitárias de Sapé, para o fortalecimento das ações sociais, e palestras para as crianças estão entre as medidas preventivas. Esse diálogo com os representantes das comunidades favorece o atendimento em lugares carentes e com menores taxas de escolaridade. 

Além desse trabalho de providência, a AMRV está oferecendo estudos bíblicos para as crianças assistidas, com o objetivo de afastar os jovens do mal da sociedade através da Palavra de Cristo. 

Apesar dos resultados adquiridos ao longo da história da associação, Maricélia Ferreira ressalta que as dificuldades são constantes. Parceiros importantes, como a prefeitura, já deixaram de colaborar e algumas atividades precisaram ser encerradas. Entretanto, a presidente do projeto ressalta que a parceria com a Associação Vitória em Cristo é o principal pilar para a realização desse trabalho: “O apoio da Avec nos dá a certeza de que, apesar das dificuldades, conseguiremos resultados incríveis!”.

Como reconhecer os sinais de abuso sexual infantil?

De acordos com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, 70% dos casos de estupro ocorrem com crianças e adolescentes. A pesquisa também mostra que 10% das ocorrências chegam ao conhecimento da polícia e 70% dos abusadores são conhecidos ou parentes da vítima. 

A falta de informação e o medo podem ser fatores que dificultam a identificação desses atos. Confira abaixo alguns indicadores de violência sexual contra menores:

Mudanças de comportamento

A criança começa a apresentar medos que antes não tinha, como medo do escuro, de ficar sozinha ou de determinadas pessoas.

Regressão

A criança pode voltar a apresentar comportamentos infantis que já tinha abandonado como fazer xixi na cama e chorar sem motivo aparente.

Silêncio

Ameaças ou presentes podem ser usados pelo abusador para manter o silêncio da vítima. 

Sexualidade precoce

Um conjunto de fatores pode levar à identificação, como um desenho ou uma "brincadeira" sexual, porém é importante que a criança seja avaliada por um especialista.
 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados