O aspecto emocional de um dependente em drogas influencia tanto o início quanto a perpetuação do vício. A dificuldade de uma criança desenvolver o aprendizado pode passar por questões emocionais. Podemos listar diversas situações como essas que exemplifiquem o papel essencial dos psicólogos nos projetos sociais, pois é isso que acompanhamos diariamente nas instituições que apoiamos.
Nas casas de recuperação para dependentes químicos, vemos que o suporte emocional cria um ambiente seguro e acolhedor para promover a recuperação de cada um deles. O pastor Iaraçu Santos, fundador da Comunidade Filhos da Promessa, conta sobre as sessões terapêuticas em grupo e individuais realizadas nesse projeto: “Essas sessões são fundamentais para ajudar aqueles que enfrentam desafios pessoais a reconstruir suas vidas de maneira positiva e sustentável”.
A Suzana Pantaleão, diretora da Casa de Maquir e do Palácio de Ester, já trabalhava como voluntária em outras instituições que não tinham o acompanhamento psicológico: “Hoje, eu vejo a diferença que faz”, conta ela, que implantou o atendimento semanal nos projetos que coordena. “Grande parte dos dependentes químicos chegaram nesse lugar por questões emocionais e, por isso, o papel do psicólogo é de fundamental importância. Eu não sei o que seria sem eles”, completa.
No projeto Menina Abusada, que luta contra o abuso infantojuvenil, os psicólogos voluntários são os responsáveis por preparar os profissionais de saúde e de educação para detectar sinais de violência, assim como a orientar os pais a respeito de como conscientizar os filhos sobre sexualidade e prevenção de abusos. Esse projeto é coordenado pela Maricélia Ferreira, que também está à frente do Três Marias, um projeto com o objetivo de trabalhar dores femininas, como a superação de violência e a valorização pessoal. “Dentro dessa proposta, temos círculo de mulheres para tratar temas específicos, e o psicólogo sempre está presente para abordagens mais técnicas. Ali, detectamos mulheres que vivem violência doméstica e psicológica, e encaminhamos ao atendimento individual. Nosso desejo é ter um espaço mais aconchegante para ampliar os atendimentos”.
No dia 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo. Nossa gratidão e parabenização a esses profissionais tão essenciais!
Colabore com esses projetos sociais fazendo uma doação: doar.vitoriaemcristo.org
Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.