Há 17 anos, agentes religiosos apoiados pela Associação Vitória em Cristo e pela Assembleia de Deus Vitória em Cristo realizam ações e cursos em unidades prisionais do Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro. Esse trabalho é possível graças ao apoio dos policiais penais que, como forma de agradecimento, ganharam uma barbearia que possa atendê-los.
A barbearia para os policiais penais fica no espaço de coordenação de Gericinó e foi idealizada com o objetivo de abençoar homens que, há mais de 17 anos, ajudam tirando presos das celas para que participem dos cursos e ações promovidos pela Avec. Assim, toda segunda-feira, eles têm um barbeiro para que possam cortar seus cabelos e fazer a barba com tranquilidade. A sala, que foi inaugurada no dia 31 de agosto, tem cadeiras, espelhos, máquinas de cortar cabelo e todos os insumos necessários.
O apoio para que os presidiários participem de cursos é essencial, pois essas aulas profissionalizantes – assim com os cultos e estudos bíblicos em que também participam – promovem uma nova expectativa de vida, que faz com que o crime seja deixado de lado após cumprimento da pena. Foi assim com o Jhonny dos Anjos, que participou de um curso de barbeiro: “Eu não tinha perspectiva de vida, e então entrei na vida do crime. Dentro do cárcere, depois que voltei para Jesus, vi que ainda era novo e que tinha esperança e perspectiva. Foi através da Avec que tive acesso ao curso de barbeiros. Quando saí do sistema prisional, fui trabalhar na barbearia de um amigo que também tinha feito curso dentro do cárcere. Hoje, graças a Deus, tenho minha própria barbearia, tenho dois funcionários e vivo disso. Sou casado e congrego na Advec”, conta.
O curso de barbeiro para detentos aconteceu em 2020, nas unidades prisionais Vicente Piragibe, Moniz Sodré e Joaquim Ferreira. Nesse período, 160 homens se formaram nessa profissão, dos quais muitos já ganharam liberdade e estão trabalhando na área. O curso, infelizmente, está paralisado por falta de patrocínio. “Esperamos voltar e fazer novas turmas de pessoas que desejam uma oportunidade de serem capacitados para nunca mais voltarem ao crime”, planeja Lêda Vieira, coordenadora dos agentes religiosos.
Contribua com esse projeto. Clique aqui e seja um Parceiro Ministerial da Avec ou entre em contato pelo WhatsApp 21 98692-9597.
Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2024. Todos os direitos reservados
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.