/noticia/823/elizete-malafaia-desfrutando-de-uma-amizade-saudc-vel-entre-avc-s-e-netos

Notícias

  • Home
  • Notícias
  • Elizete Malafaia: Desfrutando de uma amizade saudável entre avós e netos

Elizete Malafaia: Desfrutando de uma amizade saudável entre avós e netos

No mês em que comemoramos o Dia dos Avós e do Amigo, a pastora Elizete Malafaia sobre a importância de avós e netos manterem uma relação de amizade saudável

28/07/2025 Elizete Malafaia: Desfrutando de uma amizade saudável entre avós e netos

As coisas que ouvimos e aprendemos e que nossos antepassados nos contaram; não as esconderemos de nossos filhos e de nossa geração! (Salmo 78.3)

No mês em que comemoramos o Dia dos Avós e do Amigo gostaria de falar da importância de avós e netos manterem uma relação de amizade saudável. Somos seres de relacionamentos e as primeiras figuras de influência são os pais e os avós. A Bíblia declara em Provérbios 17.6: Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.

Estudos mostram que o vínculo de amizade entre avós e netos é uma das mais fortes ligações emocionais, podendo ser também um elo espiritual, como disse o apóstolo Paulo em 2 Timóteo 1.5: Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Loide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem.  

Avós são bons ouvintes, apoiadores, conselheiros e uma fonte de exemplo para os netos. Mesmo tendo crescido em um mundo bem diferente, vivenciaram situações e sentimentos semelhantes aos dos netos. Assim, podem orientá-los na vida espiritual, obediência aos pais, nos estudos e escolhas profissionais e das amizades, no namoro e a discernirem entre o certo e o errado.

Os avós podem e devem ser grandes contadores de suas histórias familiares, influenciando os mais jovens a crescerem nas áreas espiritual, emocional e física. Conhecer a sua origem familiar forma no jovem uma identidade saudável e proporciona experiências que os ajudará a lidar com as adversidades.

Por desempenharem um papel secundário, os avós se tornam menos críticos do que os pais. Muitas vezes, quando os filhos divergem dos pais, os avós, de um modo sábio e amigável, são a ponte para que tanto o filho como o neto vejam a situação de modo mais positivo.

Avós são mais acessíveis para ouvir os netos e curtir a sua companhia. Devem aproveitar os momentos juntos para se atualizar, pois têm muito a aprender com os mais jovens, principalmente na área da tecnologia. Além disso, são influenciados pela jovialidade deles e, alguns, aproveitam para vencer a solidão em que vivem.

Que grande oportunidade é concedida aos avós! Eles são um canal de influência positiva para os netos e, ao mesmo tempo, são beneficiados por essa amizade.

Um grande abraço!

ELIZETE MALAFAIA
 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2025. Todos os direitos reservados

AGUARDE