A tranquilidade remete à calma, serenidade, paciência, tolerância, mansidão, pacificação, longanimidade e à sabedoria no pensar, sentir, falar e agir. Portanto, a tranquilidade geralmente é sinal de confiança em Deus, equilíbrio espiritual e emocional, e domínio próprio. Hoje, pessoas estão sempre apressadas, agitadas, como se o dia tivesse encurtado.
Irritabilidade, mau humor e estresse são termos usados para descrever os sintomas produzidos pelo organismo em resposta a tensões crescentes. Um pouco de estresse é normal, principalmente nos grandes centros urbanos, onde a agitação da vida, os engarrafamentos e o excesso de responsabilidades sacrificam o ser humano e exigem dele além do que seria saudável e ideal.
Quando o estresse ou a tensão do dia a dia se intensifica, surgem outros sintomas dessa falta de equilíbrio físico e emocional, tais como dor de cabeça constante, fadiga (cansaço extremo), arritmias cardíacas, eritemas e outras reações físicas psicossomáticas, aumento ou diminuição de apetite e peso, perda de libido, lapsos de memória, falta de concentração, diminuição de capacidade produtiva, dificuldade para dormir, irritabilidade, agressividade, ansiedade, angústia e até infarto e AVC. Portanto, evite:
Pensamentos rígidos
Pessoas que não são flexíveis sofrem por não quererem mudar e nem aceitar as mudanças pelas quais todos nós passamos ao longo da vida.
Expectativas irreais
Viva por etapas; sonhe, projete-se e se esforce para que alcance seus objetivos, mas de acordo com sua realidade, suas possibilidades e os propósitos Deus para o seu viver.
Negativismo
O pessimista e o mal-humorado tendem a se isolar, e o pior é que muitas vezes contaminam seus relacionamentos na família, no trabalho e até na igreja com suas frustrações e amarguras.
Saber dizer “não”
Isso não significa ser duro, cruel ou egoísta, mas saber avaliar cada situação. Tentar dizer “sim” o tempo todo para ser agradável gera estresse, conflito interior e desorganização.
Ansiedade
Não deixe que a preocupação excessiva controle sua vida. Aprenda a depender de Deus diariamente.
Competitividade
Não se compare a ninguém, não viva tentando atingir o “nível” de outros.
Pressa
Não abra mão dos valiosos momentos em que você relaxa e recarrega suas forças espirituais, emocionais e físicas.
Livre-se da culpa
Pensamentos obsessivos do tipo “eu deveria (ou não deveria) ter feito isso ou aquilo” são torturantes e não produzem nada de positivo, só negativo. Se você errou, já se arrependeu e pediu perdão a Deus, perdoe-se!
Perdoe
Tire lições das ofensas passadas para que você viva melhor, mais sabiamente, calmo, confiante e em paz hoje.
Não seja egoísta
Compartilhar prepara para enfrentar qualquer situação no futuro, pois amanhã, talvez, seja você quem precise de um coração generoso e compartilhador.
(Texto do livro No Divã com a Dra. Elizete Malafaia – Vencendo Desafios)
Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2025. Todos os direitos reservados
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.