/noticia/84/oportunidade_para_reconstruir_a_vida

Notícias

Oportunidade para reconstruir a vida

Associação Missão Entre Vidas ajuda dependentes químicos a saírem do vício e serem reinseridos no mercado de trabalho

02/07/2018 Oportunidade para reconstruir a vida

Após viver 22 anos no mundo do crime e ter sido usuário de drogas, Luiz Leite entregou sua vida ao Senhor e tornou-se um pregador da Palavra de Deus. Hoje é pastor, e seu testemunho alcança diversas pessoas que se identificam com a história e decidem mudar de vida. Ele criou a Associação Missão Entre Vidas (Amev), projeto apoiado pela Associação Vitória em Cristo, para trabalhar na prevenção e combate às drogas. Ciente da dificuldade vivida por dependentes químicos para uma boa colocação no mercado de trabalho, Luiz utilizou a qualificação profissional como principal ferramenta na batalha contra as drogas e renovação da identidade social em seu projeto.


A principal característica da Amev é oferecer oportunidades para egressos penais e formar novos cidadãos tementes ao Senhor. No centro de internação, localizado em Niterói (RJ), são oferecidos três meses de tratamento gratuito para até 24 pessoas. Após a desintoxicação, os beneficiados recebem bolsas de estudos para cursos de capacitação, como inglês, espanhol, informática e gestão empresarial. Supletivos de ensino fundamental e médio também são disponibilizados. Após o término do curso, a Amev direciona os assistidos para o mercado de trabalho através de agências de emprego parceiras do projeto. 


Ao ser entrevistado pela Associação Vitória em Cristo, Luiz Leite afirma a necessidade de flexibilidade para lidar com cada caso de forma individual: “Quando você faz um trabalho dessa natureza, as necessidades são diversas e, com o tempo, passamos a aprender a lidar com todas elas. São filhos que nós adotamos”. 


Uma nova chance para a vida 


Fabio Oliveira (foto) era dependente químico e considerava suicídio até entrar em contato com o projeto social: “Vi uma nova oportunidade de reconstruir minha vida. No Centro de Qualificação Profissional da Amev, pude concluir o meu Ensino Médio e me profissionalizar em gestão empresarial. Hoje, sou empresário e tenho enorme prazer em poder devolver a ajuda que me foi dada, oferecendo, através de uma parceria com a Amev, capacitação profissional para outros que precisam de ajuda, assim como eu precisei”, declarou. 


Luiz Leite alega que decidiu investir em um centro de recuperação não apenas por sua experiência pessoal, mas pela crescente demanda no local em que vivia. “Observei uma defasagem muito grande neste setor e o cenário precário dos atuais centros, o que me despertou o grande desejo de abraçar esta causa”, completa. 


Ele também acrescenta a importância da colaboração da Avec para a recuperação efetiva daqueles que passam pelo tratamento. “Todo o recurso enviado é utilizado para custear a locação do nosso imóvel, em Niterói, no Rio de Janeiro. Temos ainda o sonho de ampliar ainda mais a parceira com a Associação Vitória em Cristo, pois precisamos muito de ajuda para continuar a construção do nosso Centro Esportivo, que será Fundamental para a desintoxicação dos internos”, explica.
 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados