Criança deveria se preocupar apenas em brincar, aprender, sonhar e descobrir o mundo. Mas, para milhares delas, a infância acaba cedo demais. A fome, a violência, o abuso, a ausência de oportunidades e até a responsabilidade de ajudar no sustento da família roubam um tempo que nunca poderá ser recuperado.
Celebrado em 24 de agosto, o Dia da Infância é um convite para refletirmos sobre uma pergunta importante: estamos permitindo que as crianças sejam, de fato, crianças? Preservar a infância vai muito além de garantir alimento ou acesso à escola. Significa oferecer um ambiente seguro, onde elas possam crescer protegidas, desenvolver seus talentos, construir boas lembranças e acreditar que o futuro pode ser diferente.
É justamente nesse ponto que projetos sociais fazem toda a diferença. Em comunidades marcadas pela vulnerabilidade, eles se tornam uma extensão do cuidado que toda criança deveria receber. A Associação Vitória em Cristo apoia iniciativas que atuam diariamente para transformar essa realidade:
Na Missão Restaurando Vidas, é realizado um importante trabalho de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantil, capacitando profissionais e mobilizando comunidades para proteger a infância.
Na Asbepe, no Rio de Janeiro e em Angola, centenas de crianças encontram alimentação, educação, acompanhamento e oportunidades que ajudam a romper o ciclo da extrema pobreza.
Em Guiné-Bissau, o trabalho missionário alcança crianças promovendo formação escolar e alimentação.
Na Comunidade S8, crianças e adolescentes participam de atividades esportivas promovem desenvolvimento, convivência saudável e valores que fortalecem seu futuro
Cada um desses projetos tem uma atuação diferente, mas todos compartilham o mesmo propósito: garantir que nenhuma criança tenha sua infância interrompida pela fome, pelo abandono, pela violência ou pela falta de oportunidades.
A infância precisa ser protegida
Proteger uma criança também significa não fechar os olhos quando seus direitos são violados. Casos de violência física, psicológica, negligência ou abuso sexual precisam ser denunciados. Ao perceber casos assim, basta discar 100 de qualquer telefone fixo ou celular no Brasil. O canal funciona 24 horas por dia, recebe denúncias de forma anônima e é um importante instrumento para proteger crianças e adolescentes em situação de risco.
Disque 100
Cada gesto ajuda a preservar uma infância
Quando alguém contribui para um projeto social, está fazendo muito mais do que realizar uma doação. Está ajudando uma criança a permanecer na escola, a receber uma refeição, a brincar com segurança, a encontrar acolhimento e a acreditar que sua história pode ser diferente. Clique aqui e contribua.
A infância passa rápido, e justamente por isso merece ser vivida por completo. Afinal, toda criança merece crescer cercada de cuidado, proteção e esperança.
Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2026. Todos os direitos reservados
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.