/projetos-sociais/comunidade-s8/

Comunidade S8

Sobre o projeto

A Associação Vitória em Cristo contribui financeiramente para a manutenção dos projetos que a ONG Comunidade S8 realiza. Fundada em 1976, em São Gonçalo (RJ), a ONG é presidida por Nilda Filgueiras Fontes, e tem como objetivo a promoção da justiça social e a prevenção do uso de drogas. A Comunidade S8, por meio do projeto Escola S8, atende os filhos de dependentes químicos internados na Clínica Popular de Tratamento visando a uma educação preventiva. Além disso, realiza atividades esportivas e culturais, objetivando a inclusão social de pessoas que estão em situações de risco.

Aprender melhor é o principal projeto beneficiado pela contribuição da Avec, e foi implantado para oferecer educação complementar a crianças e adolescentes de 7 a 12 anos que apresentam dificuldade de aprendizagem. Cerca de 170 alunos da comunidade local participam durante a semana de aulas de skate, xadrez, balé, informática, canto e Jiu-Jitsu.

“As atividades são realizadas durante o período em que a criança não está na escola, ajudando-a a melhorar seu desempenho, a ampliar seu olhar sobre si mesma e mostrando que ela é capaz de superar suas limitações”, afirmou a coordenadora do projeto, Elisa Fontes. Ela acrescentou que, ao descobrirem seus novos talentos, as crianças evoluem no processo de aprendizagem.

Cuidar das 170 crianças não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata da vida espiritual delas. Por isso, os profissionais que trabalham no projeto passam por um processo de capacitação, em que são conscientizados da importante missão que lhes é delegada. A equipe conta com assistente social, auxiliar de coordenação, professores, secretária e auxiliar de serviços gerais.

Por ser uma instituição cristã, as atividades são iniciadas com oração e leitura da Palavra de Deus, para que os alunos aprendam os valores do Reino e sigam o caminho da Verdade. De acordo com a supervisora do projeto, Carla Verônica Correa, a ONG também se preocupa com o testemunho de vida que seus funcionários transmitem aos alunos. “A nossa convivência com as crianças tem de demonstrar a elas, por meio de nossas atitudes, o caráter de Cristo”, comentou. Também são realizados encontros com os familiares dos alunos do Aprendendo melhor e da Escola S8, com o objetivo de melhorar a qualidade do relacionamento familiar. Esse projeto, denominado S8 em família, aborda temas como autoestima, amor e caráter. Uma família estruturada e saudável contribui para que a tarefa de prevenção do uso de drogas seja eficaz.

Para Carla, o trabalho da equipe já apresenta resultados notáveis, sobretudo no que diz respeito ao comportamento das crianças. Muitas tinham atitudes agressivas, devido ao ambiente hostil estabelecido em casa. “Há o caso de uma aluna cujos pais participaram dos encontros do S8 em família que hoje tem uma família mais estruturada”, citou a supervisora. Além disso, muitas crianças com dificuldade na leitura apresentaram uma grande evolução.

O que foi feito?

A Associação Vitória em Cristo contribui financeiramente para a manutenção dos projetos que a ONG Comunidade S8 realiza. A Comunidade S8, por meio do projeto Escola S8, atende os filhos de dependentes químicos internados na Clínica Popular de Tratamento visando a uma educação preventiva. Além disso, realiza atividades esportivas e culturais, objetivando a inclusão social de pessoas que estão em situações de risco.

Resumo

Nosso intuito é mostrar que as crianças são importantes e amadas, para que possam entender qual é o melhor caminho a seguir. Queremos ver os nossos alunos conquistando vitórias no futuro.” Este é o desejo e a esperança da ONG Comunidade S8, de acordo com Carla Verônica. ”

O telefone de contato da AMGI em Niterói é (21) 3069-4625.

Faça sua contribuição e nos ajude nessa caminhada

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados