/projetos-sociais/cora/

CORA

Sobre o projeto

A Associação Vitória em Cristo prega e pratica o amor ao próximo levando a Palavra de Deus por meio de eventos, doando Bíblias, livros e revistas de Escola Bíblica Dominical, ressocializando detentos, realizando o sonho do casamento, investindo na educação de jovens e crianças, e na transformação de vida.

Pela primeira vez, a AVEC iniciou uma parceria com um projeto que trata de crianças, jovens e adultos com autismo: o Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista (CORA), idealizado por Michele Senra, que cuida do marketing da associação, e Adriane Michely de Freitas, presidente e psicopedagoga.

O projeto começou em julho de 2011, mais com o intuito de divulgar e esclarecer dúvidas frequentes sobre o autismo, já que ambas têm filho autista. Porém, Michele e Adriane descobriram que as dificuldades que elas enfrentavam para conseguir escola para o filho e profissionais necessários para o tratamento, não era um problema apenas delas.

“Nas palestras que fazíamos para dar informações sobre o autismo, outros pais reclamavam da difícil tarefa de conseguir uma escola que tivesse uma mediadora preparada para lidar com seus filhos autistas. Além disso, a consulta com os terapeutas e outros profissionais estava muito cara”.

Ainda há 30 pessoas na fila de espera aguardando vagas para se tratar no CORA. O critério para ser um dos beneficiados pelo projeto é definido em uma entrevista com os responsáveis, onde são avaliados o salário e os gastos deles com o autista. A partir daí é estipulado um valor simbólico a ser pago mensalmente. “Não é nada que a família não possa pagar ou pague com dificuldade. É uma taxa pequena, apenas para que haja um compromisso das duas partes”, explica a coordenadora do projeto.

O que foi feito?

Foi então que as duas mães decidiram ampliar a ação do CORA, disponibilizando tratamento de qualidade para os autistas e suporte para a família. “Como o custo também era alto, tivemos que parar”, conta Michele. O apoio da AVEC chegou quando Michele Senra foi convidada para ir ao programa Mulher Vitoriosa, da Pra. Elizete Malafaia. “Graças a doação da AVEC, conseguimos pagar os profissionais e voltar com o tratamento de todos os assistidos por nosso projeto”.

Agora, o Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista atende 25 crianças, 15 adolescentes e adultos, e possui profissionais em fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, psicomotricista. Em nome de todos envolvidos no projeto, Michele disse: “Sem a AVEC não teríamos como funcionar. Agradecemos muito por este apoio”. A associação também doou revistas infantis de Escola Bíblica Dominical e livros.

Resumo

O dia 02 de abril foi instituído o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Segundo o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo, em 2007, havia um milhão de pessoas com a disfunção no Brasil, e mais de 35 milhões no mundo.

De acordo com o site do CORA, "o autismo é o resultado de uma desordem neurológica que afeta o funcionamento do cérebro, afetando o desenvolvimento nas áreas de interação social e habilidades de comunicação. Ambas as crianças e adultos no espectro do autismo geralmente apresentam dificuldades na comunicação verbal e não verbal, interação social e lazer e atividades lúdicas".

O CORA fica na Rua Honório Bicalho, nº 102, Penha.

Faça sua contribuição e nos ajude nessa caminhada

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados