Pela primeira vez, a AVEC iniciou uma parceria com um projeto que trata de crianças e adolescentes com autismo: o Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista (CORA), presidido por Michele Senra.
O projeto, que começou em julho de 2011, tinha o intuito de divulgar e esclarecer dúvidas frequentes sobre o autismo, já que Michele tem filho autista. Porém, essa iniciativa revelou as dificuldades que outros pais enfrentavam para conseguir escola para o filho e profissionais necessários para o tratamento.
“Nas palestras que fazíamos para dar informações sobre o autismo, outros pais reclamavam da difícil tarefa de conseguir uma escola que tivesse uma mediadora preparada para lidar com seus filhos autistas. Além disso, a consulta com os terapeutas e outros profissionais estava muito cara”.
O critério para ser um dos beneficiados pelo projeto é definido em uma entrevista com os responsáveis, onde são avaliados o salário e os investimentos deles com o autista. A partir daí é estipulado um valor simbólico a ser pago mensalmente. “Não é nada que a família não possa pagar ou pague com dificuldade. É uma taxa pequena, apenas para que haja um compromisso das duas partes”, explica a coordenadora do projeto.
A decisão de ampliar a ação do CORA ajudou a disponibilizar tratamento de qualidade para os autistas e suporte para a família de baixa renda. Contudo, colocar o projeto para funcionar como deveria se mostrou mais caro do que Michele havia previsto. “Como o custo também era alto, tivemos que parar”, conta.
O apoio da AVEC chegou quando Michele Senra foi convidada para ir ao programa Mulher Vitoriosa, da Pra. Elizete Malafaia. “Graças à doação da AVEC, conseguimos pagar os profissionais e voltar com o tratamento de todos os assistidos por nosso projeto”.
Agora, o Centro de Otimização para a Reabilitação do Autista atende em média 25 pessoas, entre crianças e adolescentes, e possui profissionais em fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, fisioterapia e psicomotricista.
Em nome de todos envolvidos no projeto, Michele disse: “Sem a AVEC não teríamos como funcionar. Agradecemos muito por este apoio”.
O dia 02 de abril foi instituído o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Segundo o Projeto Autismo, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas, da Universidade de São Paulo, em 2007, havia um milhão de pessoas com a disfunção no Brasil, e mais de 35 milhões no mundo.
De acordo com o site do CORA, "o autismo é o resultado de uma desordem neurológica que afeta o funcionamento do cérebro, afetando o desenvolvimento nas áreas de interação social e habilidades de comunicação. Ambas as crianças e adultos no espectro do autismo geralmente apresentam dificuldades na comunicação verbal e não verbal, interação social e lazer e atividades lúdicas".
Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2025. Todos os direitos reservados
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tal monitoramento.