/projetos-sociais/inclusao-digital-em-presidio/

Inclusão Digital em Presídio

Sobre o projeto

A Avec tem sido uma parceira fiel do Projeto de Inclusão Digital nas penitenciárias femininas Moniz Sodré, Joaquim Ferreira Souza e Gabriel Castilho. A Associação acredita que promover a reabilitação e reintegração de indivíduos a sociedade, resgatar a dignidade do ser humano e evitar a reincidência de crimes é possível. Outra iniciativa nas casas de detenção é a assistência jurídica, por profissional especializado, que auxilia no andamento de processos para liberdade dos presidiários.

O Curso Informática Básica dura três meses. São 12 encontros, manhã e tarde, com carga horária de quatro horas, incluindo aulas teóricas e práticas. Ao final, as alunas recebem certificados de conclusão emitidos pela Associação Vitória em Cristo. Também são oferecidas atividades complementares, com duração de duas horas cada, como palestras e oficinas temáticas relacionadas à cidadania, saúde, empregabilidade, ética profissional, e preparação para o mercado de trabalho autônomo.

A gestão das turmas é supervisionada por uma Coordenadora pedagógica e pelo fiscal do contrato Avec. As alunas recebem material didático exclusivo e camiseta personalizada. O estudo conta para a remição da pena. Uma cópia do certificado é encaminhada para a vara de execuções penais do Rio de Janeiro, pois a cada 12 horas de cursos o detento tem direito a diminuir em um dia a sua pena, nos termos do art. 126, §1º, I, da Lei de Execução penal (Lei 7.210/84).

O estudo conta para a remição da pena. Uma cópia do certificado é encaminhada para a vara de execuções penais do Rio de Janeiro, pois a cada 12 horas de cursos o detento tem direito a diminuir em um dia a sua pena, nos termos do art. 126, §1º, I, da Lei de Execução penal (Lei 7.210/84).

O que foi feito?

Com a ajuda da Associação Vitória em Cristo, responsável pela execução do projeto, é possível ministrar cursos profissionalizantes nas unidades penais descritas. A Avec também zela pelos padrões de qualidade dos serviços prestados, mantendo recursos humanos e materiais necessários e adequados para que ao saírem do cárcere essas mulheres possam se reinserir de forma digna na sociedade.

Faça sua contribuição e nos ajude nessa caminhada

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2017. Todos os direitos reservados

AGUARDE