/vida-vitoriosa/206/enfrentando-as-adversidades

Vida Vitoriosa

  • Home
  • Enfrentando as adversidades

Enfrentando as adversidades

As adversidades sempre acontecem no momento em que não esperamos. Elas se levantam com força total para enfraquecer a nossa fé em Cristo. Primeiramente, não dê ouvidos ao diabo. O nosso inimigo espiritual sempre utiliza as melhores armas para nos atacar e escolhe os momentos em que estamos desprevenidos, fragilizados e vulneráveis. 

É exatamente quando atravessamos momentos de extrema dificuldade que costumamos perguntar a nós mesmos: “O que eu posso fazer? Como devo agir?”. Quando estamos diante de situações humanamente impossíveis de resolver, não adianta pedir ajuda a pessoas influentes, aos amigos, a um prefeito, a um deputado, a um empresário. Devemos recorrer a Deus com um coração quebrantado e humilde. 

Nós, cristãos, devemos considerar os momentos de provações como uma oportunidade para nos aproximarmos de Deus e clamarmos a Ele de forma mais intensa, aprimorando assim mais e mais a nossa comunhão com o Pai. 

“Nos momentos em que verificamos que não existe saída, devemos clamar a Deus, controlar o medo, ficar quietos e confiar no Senhor”

Nos momentos em que verificamos que não existe saída, devemos clamar a Deus, controlar o medo, ficar quietos e confiar no Senhor. Considero ainda duas importantes atitudes que devemos tomar em meio às adversidades. O primeiro passo é seguir em frente, marchar em direção ao mar da vida; e o segundo passo é usar a autoridade que temos recebido de Deus.

Antes de agir em nosso favor, Deus permite que usemos as nossas forças, a nossa inteligência e procuremos encontrar algum meio de solucionar imediatamente os nossos problemas. Ele somente começa a operar milagres em nossas vidas, tirando todo o embaraço de nosso caminho, quando nos convencemos de que não existe mais saída. É exatamente quando nos sentimos amarrados pelos problemas cuja solução é humanamente impossível que Deus desce em nosso auxílio.

Seja criterioso. Não tome decisões precipitadas. Tenha cuidado para não fazer bobagem. Se em meio à situação difícil você se precipitar, tudo ficará mais complicado. Não tome atitudes erradas nas adversidades, pois poderá perder a batalha contra o seu inimigo espiritual. 

Clame a Deus! Diga: “Deus, eu não tenho encontrado saída. Olha a minha situação. A adversidade é maior do que eu”. Clame a Deus. Em Salmo 50.15 está escrito: Invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei e tu me glorificarás. Quando agimos dessa forma, o Espírito Santo levanta a nossa fé, alegrando-nos com a Sua presença e nos ajudando em nossas fraquezas. 

Se todas as suas forças já se esgotaram, busque o poder de Deus. Lembre-se de que nada acontece neste mundo sem a permissão do Senhor. Procure entender porque Deus está levando você em direção às adversidades. Certamente, se Ele permitiu é porque quer lhe dizer algo. Talvez Ele esteja querendo lhe dizer que você será mais do que vencedor, ou espera que você reconheça que Ele é o Senhor.
 

Copyright © Associação Vitória em Cristo 1982 - 2025. Todos os direitos reservados

AGUARDE